A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da cidade de Santa Bárbara, Marília Souza, mais conhecida como Nina, falou sobre o Carnaval realizado na comunidade do Noventinha. Segundo a secretária, essa é uma festa que particularmente é bem próxima dela porque ela vive aquela realidade desde nova. “Esse ano o carnaval teve uma parceria importante com a Prefeitura de Tanquinho e conseguimos realizar os quatro dias de evento com muito planejamento e organização”, disse.
Ainda conforme a secretária, praticamente não houveram ocorrências relacionadas à segurança pública e a saúde. “Levamos o melhor para o folião para eles brincarem com segurança e animação desde a criança até a idosos”.
As Prefeituras de Tanquinho e Santa Bárbara se unem para realizar a festa. “Fazemos reuniões, entramos em acordo e juntos fazemos o melhor para o povo. A parceria é sempre bacana com Tanquinho não só na comunidade do Noventa. Temos ainda um evento que realizamos com eles que é o Encontro de Cultura da comunidade do Tomba, que é bem próximo, e do Cenicular. Nós e Tanquinho vivemos uma união que é fortalecida a cada ano”.
No que diz respeito as atrações, a cidade de Tanquinho contrata uma parte e Santa Bárbara outra. “Sempre buscamos manter o equilíbrio já que nos unimos para fazer o evento. Não existe concorrência. Só queremos levar o melhor para a comunidade”.
Como resultado econômico da festa ainda não foi feito. “Mas teve muita busca dos vendedores ambulantes tanto é que ocupamos todas as vagas que abrimos para ficar organizado. Nos últimos dias apareceram mais e buscamos achar uma forma de encaixar para dar oportunidade para o pai de família que queria aumentar a sua renda para seu sustento”.
São João
Passado o Carnaval, a atenção se volta para o São João, festa que, inclusive, é antecipada em Santa Bárbara. A secretária diz que a análise de todo o material e da proposta que quer levar para o município para fazer uma festa tradicional e agrade tanto os jovens quanto as pessoas mais velhas. “Precisamos manter a tradição de acender a fogueira, dançar forró, ir na casa da comadre e do compadre. Queremos continuar essa tradição esse ano. É uma gestão nova, mas o que foi bom vamos manter”.
Sobre o local da festa, a informação é de que ele não será o mesmo do ano passado. “A área que utilizamos nos últimos dois anos para o evento está passando por uma reforma. Estamos estudando a viabilidade para um novo local, mas ainda não decidimos. Mas vamos seguir as orientações do Corpo de Bombeiros para fazer a análise técnica com uma equipe que entenda da parte de segurança e emergência. Estamos fazendo esse estudo para a partir daí determinar se terá alteração ou não e para onde será a mudança”, finaliza.
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado