A Justiça Eleitoral marcou para o dia 20 de março, às 9h45, a audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra José Geraldo (SD), prefeito de São Félix, e Bartinho (Avante), vice-prefeito.
A ação, apresentada pela oposição, acusa os políticos de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e uso da máquina pública para obter vantagens indevidas na eleição de 2024.
De acordo com a denúncia, desde 2021 os investigados teriam promovido a contratação de servidores com fins eleitorais, utilizando cargos comissionados para angariar votos.
A ação também destaca uso indevido de combustível público, execução de obras apenas no período eleitoral para obtenção de apoio político e liberação direcionada de exames e consultas médicas para conquistar votos.
Outro ponto abordado pela ação é a suposta compra de votos e envolvimento de agentes políticos e servidores municipais na organização de um esquema para influenciar o resultado eleitoral no dia da votação, incluindo a indicação de mesários alinhados ao grupo político dos investigados.
Cassação do mandato
Além disso, a acusação também aponta a realização do evento “Forró do Zé”, financiado com recursos públicos durante o período pré-eleitoral, onde servidores municipais promoviam a candidatura de José Geraldo. Também há relatos de distribuição gratuita de atendimentos oftalmológicos em uma comunidade rural, vinculando a ação ao então pré-candidato.
A oposição pede à Justiça a inelegibilidade e a cassação dos registros ou diplomas de José Geraldo e Bartinho, além da aplicação de multa no valor de cinquenta mil UFIR para cada um.
A audiência foi designada pelo juiz eleitoral José Ayres de Souza Nascimento Júnior. Na oportunidade serão coletados depoimentos das testemunhas indicadas no processo. O prefeito eleito de São Félix, Zé Geraldo, obteve 54,79% dos votos. Em segundo lugar ficou Gildo Baleia, com 45,21%. Zé Geraldo foi apoiado pelo ex-prefeito, Alex Brito.
Política “Candidatos governistas” e “votos em regiões distintas” seriam pontos fortes para PSB receberem deputados estaduais do PP; entenda
Anguera Anguera celebra 64 anos com programação especial e investimentos em lazer, educação e saúde
Aborto legal Câmara aprova projeto que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Brasil–França Jerônimo Rodrigues, Margareth Menezes e Emmanuel Macron abrem Festival Nosso Futuro Brasil–França
Cachoeira Câmara de Cachoeira tem contas de 2024 aprovadas sem ressalvas sob gestão de Laelson de Roxo
Mudanças Justiça reconhece fraude em cota de gênero e Guri do Pilar será empossado vereador em Santo Amaro 
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



