A escassez de ônibus para a comunidade quilombola Candeal II tem impedido que estudantes universitários frequentem aulas noturnas em unidades de ensino localizadas na cidade de Feira de Santana. A reclamação é do vereador Professor Ivamberg (PT). Na sessão desta quarta (12), da Câmara, ele disse ter participado de uma reunião promovida pela associação de moradores da localidade para tratar desta e de outras demandas. Segundo o vereador, o problema também afeta trabalhadores que dependem do transporte público coletivo para se deslocar à sede do município em horário comercial.
A escassez de ônibus afeta outras localidades da zona rural, como as comunidades de Carro Quebrado, Formiga e Jurema, aponta o vereador Gean Caverna (Podemos). Em busca de solução, o parlamentar disse ter buscado o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Sérgio Carneiro. Este, segundo o vereador, “afirmou que irá atender as melhorias solicitadas”.
Em resposta, o vereador Lulinha da Gente (UB) disse que a SEMOB realiza, frequentemente, análises da demanda e da oferta de veículos do transporte público coletivo nas diversas localidades feirenses. Sobre o Candeal II, o governista afirma que algumas linhas operavam com baixa demanda e cumpriam o itinerário com veículos “vazios” e por este motivo foram suspensas. No entanto, ele destaca que o secretário da pasta, Sérgio Carneiro, está aberto ao diálogo, devendo reavaliar a situação. Caso necessário, “ele irá ajustar os horários e ampliar a frota de veículos”.
Líder da base governista, o vereador José Carneiro (UB), acrescentou que, caso nova avaliação indique que a demanda do local não justifica a operação de um ônibus, a Secretaria pode atender o itinerário com um veículo de menor porte, como micro-ônibus ou vans.
Resposta do secretário
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, afirmou que o sistema é planejado e organizado em função da demanda. Ele ainda afirmou que os estudantes podem acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus por dois aplicativos. "Estes aplicativos gratuitos trazem as linhas, horários e trajetos em tempo real, evitando que as pessoas se desloquem para os abrigos, estações ou terminais antes da chegada do ônibus", diz.
Os aplicativos são o Cittamobi e o Siu Mobile. Ele ainda enviou para a reportagem os horários dos ônibus das comunidades de Candeal I e Candeal II, que possuem duas linhas de transporte. Veja abaixo:
Linha 051 - Candeal I/ II via Mantiba início da Operação 04:40 até as 20:00.
Linha 099 - Candeal II via Matinha
05:30 até as 20:30 (essa linha passa na Uefs a pedido dos estudantes).



Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



