Terça, 18 de Março de 2025 02:04
75 9 9702 9169
Feira de Santana Reclamação

Estudantes deixam de frequentar aulas noturnas por causa da escassez de ônibus, diz vereador

Segundo o vereador, o problema também afeta trabalhadores que dependem do transporte público coletivo para se deslocar à sede do município em horário comercial. Secretário de Mobilidade Urbana responde.

12/02/2025 18h09 Atualizada há 1 mês
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News / Câmara Municipal
Professor Ivamberg - Foto: Câmara de Feira
Professor Ivamberg - Foto: Câmara de Feira

A escassez de ônibus para a comunidade quilombola Candeal II tem impedido que estudantes universitários frequentem aulas noturnas em unidades de ensino localizadas na cidade de Feira de Santana. A reclamação é do vereador Professor Ivamberg (PT). Na sessão desta quarta (12), da Câmara, ele disse ter participado de uma reunião promovida pela associação de moradores da localidade para tratar desta e de outras demandas. Segundo o vereador, o problema também afeta trabalhadores que dependem do transporte público coletivo para se deslocar à sede do município em horário comercial.

A escassez de ônibus afeta outras localidades da zona rural, como as comunidades de Carro Quebrado, Formiga e Jurema, aponta o vereador Gean Caverna (Podemos). Em busca de solução, o parlamentar disse ter buscado o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Sérgio Carneiro. Este, segundo o vereador, “afirmou que irá atender as melhorias solicitadas”.

Em resposta, o vereador Lulinha da Gente (UB) disse que a SEMOB realiza, frequentemente, análises da demanda e da oferta de veículos do transporte público coletivo nas diversas localidades feirenses. Sobre o Candeal II, o governista afirma que algumas linhas operavam com baixa demanda e cumpriam o itinerário com veículos “vazios” e por este motivo foram suspensas. No entanto, ele destaca que o secretário da pasta, Sérgio Carneiro, está aberto ao diálogo, devendo reavaliar a situação. Caso necessário, “ele irá ajustar os horários e ampliar a frota de veículos”.

Líder da base governista, o vereador José Carneiro (UB), acrescentou que, caso nova avaliação indique que a demanda do local não justifica a operação de um ônibus, a Secretaria pode atender o itinerário com um veículo de menor porte, como micro-ônibus ou vans.

Resposta do secretário 

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, afirmou que o sistema é planejado e organizado em função da demanda. Ele ainda afirmou que os estudantes podem acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus por dois aplicativos. "Estes aplicativos gratuitos trazem as linhas, horários e trajetos em tempo real, evitando que as pessoas se desloquem para os abrigos, estações ou terminais antes da chegada do ônibus", diz. 

Os aplicativos são o Cittamobi e o Siu Mobile. Ele ainda enviou para a reportagem os horários dos ônibus das comunidades de Candeal I e Candeal II, que possuem duas linhas de transporte. Veja abaixo: 

Linha 051 - Candeal I/ II via Mantiba início da Operação 04:40 até as 20:00.

Linha 099 - Candeal II via Matinha 
05:30 até as 20:30 (essa linha passa na Uefs a pedido dos estudantes). 

Foto

Foto

Foto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.