O Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone é uma instituição que atua há mais de 10 anos em Feira de Santana, prestando assistência a idosos em situação de vulnerabilidade social. Sua relevância se dá pelo papel fundamental na promoção do bem-estar e cuidado aos idosos, suprindo necessidades que muitas vezes são negligenciadas. O instituto é referência na região e desempenha um papel crucial para a comunidade idosa local.
De acordo com o que foi relatado por Irene Azevedo, coordenadora do Centro de Convivência Domingos Micarone, o vereador Sílvio Dias, do PT, obteve a liberação de uma verba de subvenção para o Instituto com o objetivo de atender às diferentes demandas da Instituição desde o mês de abril de 2024 e, até o momento atual, a prefeitura de Feira de Santana não se dispôs a efetuar a liberação desse recurso.
A falta de repasse de verbas públicas, o que impacta diretamente as instituições de assistência social como no caso do Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone, compromete a continuidade dos serviços oferecidos, põe em risco a estrutura física e os recursos humanos dessa instituição e pode levar ao seu fechamento, deixando desamparados os beneficiários que dependem destes serviços.
Estes repasses são fundamentais para garantir o funcionamento adequado da instituição, pois são esses recursos que possibilitam a realização dos serviços prestados à comunidade. Sem essa verba a instituição pode enfrentar sérias dificuldades financeiras, comprometendo sua capacidade de atendimento e impactando diretamente a vida dos beneficiários.
Além de viabilizar a continuidade dos serviços estes recursos possibilitam a manutenção da infraestrutura e dos colaboradores da instituição social. Isso abrange a manutenção das instalações e a compra de itens essenciais como fraldas geriátricas, material de limpeza e didático, além de outros objetos. Também envolve a quitação dos salários e benefícios dos profissionais que prestam atendimento e suporte diretamente aos beneficiários.
Diante do exposto é possível concluir que a falta de repasse de verbas públicas em instituições de assistência social pode acarretar sérios impactos, comprometendo a continuidade dos serviços e colocando em risco a manutenção da estrutura física e dos recursos humanos. Além disso, a negligência no cumprimento das responsabilidades legais por parte dos órgãos competentes, neste caso Prefeitura Municipal de Feira de Santana, pode levar ao fechamento de uma instituição tão importante como o Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone, prejudicando a comunidade atendida.
Por Alberto Peixoto
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico” 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



