O Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone é uma instituição que atua há mais de 10 anos em Feira de Santana, prestando assistência a idosos em situação de vulnerabilidade social. Sua relevância se dá pelo papel fundamental na promoção do bem-estar e cuidado aos idosos, suprindo necessidades que muitas vezes são negligenciadas. O instituto é referência na região e desempenha um papel crucial para a comunidade idosa local.
De acordo com o que foi relatado por Irene Azevedo, coordenadora do Centro de Convivência Domingos Micarone, o vereador Sílvio Dias, do PT, obteve a liberação de uma verba de subvenção para o Instituto com o objetivo de atender às diferentes demandas da Instituição desde o mês de abril de 2024 e, até o momento atual, a prefeitura de Feira de Santana não se dispôs a efetuar a liberação desse recurso.
A falta de repasse de verbas públicas, o que impacta diretamente as instituições de assistência social como no caso do Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone, compromete a continuidade dos serviços oferecidos, põe em risco a estrutura física e os recursos humanos dessa instituição e pode levar ao seu fechamento, deixando desamparados os beneficiários que dependem destes serviços.
Estes repasses são fundamentais para garantir o funcionamento adequado da instituição, pois são esses recursos que possibilitam a realização dos serviços prestados à comunidade. Sem essa verba a instituição pode enfrentar sérias dificuldades financeiras, comprometendo sua capacidade de atendimento e impactando diretamente a vida dos beneficiários.
Além de viabilizar a continuidade dos serviços estes recursos possibilitam a manutenção da infraestrutura e dos colaboradores da instituição social. Isso abrange a manutenção das instalações e a compra de itens essenciais como fraldas geriátricas, material de limpeza e didático, além de outros objetos. Também envolve a quitação dos salários e benefícios dos profissionais que prestam atendimento e suporte diretamente aos beneficiários.
Diante do exposto é possível concluir que a falta de repasse de verbas públicas em instituições de assistência social pode acarretar sérios impactos, comprometendo a continuidade dos serviços e colocando em risco a manutenção da estrutura física e dos recursos humanos. Além disso, a negligência no cumprimento das responsabilidades legais por parte dos órgãos competentes, neste caso Prefeitura Municipal de Feira de Santana, pode levar ao fechamento de uma instituição tão importante como o Instituto de Idosos Antonio Gasparine/Domingos Micarone, prejudicando a comunidade atendida.
Por Alberto Peixoto
cinema em Feira Cuca exibe sessões gratuitas com clássicos do cinema em Feira de Santana; confira a programação
Deusa do Ébano Carol Xavier é eleita Deusa do Ébano 2026 na Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê
Crônica da semana A falta de profissionalismo dos gestores brasileiros
Água Fria Água Fria Fest movimenta economia e atrai grandes nomes da música
Exposição Exposição resgata memórias da música feirense no MAC
Thyterê Thyterê lança “E aí chupa, e aí lambe”, aposta para o Carnaval 2026 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas



