O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União), declarou estado de emergência na saúde pública do município. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (8) e ganhou destaque nesta quinta-feira (9). De acordo com a gestão municipal, a medida reflete o cenário crítico em que a Secretaria de Saúde foi encontrada, atribuído à administração anterior. O decreto também autoriza ações emergenciais para restabelecer os serviços de saúde à população.
Entre os problemas destacados pela Prefeitura, estão a precariedade da frota de ambulâncias – com apenas dois veículos em funcionamento –, a falta de suprimentos nos almoxarifados da Secretaria e das unidades de saúde, a ausência de medicamentos, dívidas milionárias relacionadas à folha de pagamento e a inexistência de contratos ativos para serviços essenciais, como abastecimento e lavagem de veículos.
Além disso, a administração informou que as contas bancárias da Secretaria de Saúde apresentam um saldo de pouco mais de R$ 4 mil, enquanto há pagamentos atrasados para servidores e prestadores de serviços, incluindo médicos. O decreto autoriza medidas como o compartilhamento de veículos entre secretarias, contratações emergenciais para complementar a frota, compra de peças e serviços para reparos, e investigações sobre as causas do estado de emergência, com encaminhamento das apurações a órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas



