Quinta, 25 de Dezembro de 2025 11:51
75 98160-8722
Brasil Parte

Parte do Brasil pode ter atingido imunidade coletiva contra a Covid, dizem pesquisadores

Parte do Brasil pode ter atingido imunidade coletiva contra a Covid, dizem pesquisadores

21/08/2020 14h41 Atualizada há 5 anos
Por:
Parte do Brasil pode ter atingido imunidade coletiva contra a Covid, dizem pesquisadores

Cientistas apontam que alguns lugares do mundo, incluindo partes do Brasil, podem ter alcançado o que especialistas chamam de imunidade coletiva contra o novo coronavírus. Isso ocorre quando uma doença não encontra um número suficiente de pessoas vulneráveis para poder infectar. Com isso, ela não consegue continuar se propagando.

Por aqui, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus, por exemplo, apresentam queda no número de casos diários. Além disso, não foi registrado crescimento significativo nos últimos 30 dias. Mesmo assim, Gabriela Gomes, biomatemática da Universidade de Strathclyde, na Escócia, diz que o limiar da imunidade coletiva varia dentro de um mesmo país, principalmente em territórios com grande extensão, como o Brasil e os Estados Unidos.

"Só teremos imunidade coletiva ampla com vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo, como na Europa e em parte da China. Também em regiões dos EUA e do Brasil, onde cada estado deve ser pensado como um país. Estamos mais próximos de voltar à normalidade. É importante que isso seja comunicado às pessoas", declara.

Apesar do distanciamento social ter sido limitado ou baixo, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram queda no número de novos casos. Segundo Gabriela, esse é um dos indicativos de imunidade coletiva.

Mesmo assim, especialistas fazem ressalvas em relação à utilização da imunidade coletiva para orientar políticas de governo. Segundo eles, isso não deve acontecer, já que ainda não se sabe se pode ser definitivo. Isso porque a defesa adquirida contra a doença pode não ser permanente. Além disso, ainda há riscos, principalmente de morte, já que as pessoas continuam se infectando – mesmo que em menor quantidade.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.