Cientistas apontam que alguns lugares do mundo, incluindo partes do Brasil, podem ter alcançado o que especialistas chamam de imunidade coletiva contra o novo coronavírus. Isso ocorre quando uma doença não encontra um número suficiente de pessoas vulneráveis para poder infectar. Com isso, ela não consegue continuar se propagando.
Por aqui, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus, por exemplo, apresentam queda no número de casos diários. Além disso, não foi registrado crescimento significativo nos últimos 30 dias. Mesmo assim, Gabriela Gomes, biomatemática da Universidade de Strathclyde, na Escócia, diz que o limiar da imunidade coletiva varia dentro de um mesmo país, principalmente em territórios com grande extensão, como o Brasil e os Estados Unidos.
"Só teremos imunidade coletiva ampla com vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo, como na Europa e em parte da China. Também em regiões dos EUA e do Brasil, onde cada estado deve ser pensado como um país. Estamos mais próximos de voltar à normalidade. É importante que isso seja comunicado às pessoas", declara.
Apesar do distanciamento social ter sido limitado ou baixo, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram queda no número de novos casos. Segundo Gabriela, esse é um dos indicativos de imunidade coletiva.
Mesmo assim, especialistas fazem ressalvas em relação à utilização da imunidade coletiva para orientar políticas de governo. Segundo eles, isso não deve acontecer, já que ainda não se sabe se pode ser definitivo. Isso porque a defesa adquirida contra a doença pode não ser permanente. Além disso, ainda há riscos, principalmente de morte, já que as pessoas continuam se infectando – mesmo que em menor quantidade.
Fonte: O Globo
Estado de greve Estado de greve é anunciado por pilotos e comissários na véspera do fim de ano
Conta de luz Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra
Sisu 2026 MEC confirma datas do Sisu 2026 e adota notas das três últimas edições do Enem
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano 
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 36°
Tempo nublado



