Segunda, 06 de Janeiro de 2025 20:50
75 9 9702 9169
Cultura Crônica da semana

A negligência dos motoristas em Feira de Santana

Por Alberto Peixoto

04/01/2025 08h36
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quando se trata de responsabilidade no trânsito, a legislação brasileira é clara. A Lei nº 9.503, de 1997, estabeleceu o Código de Trânsito Brasileiro, que define as normas gerais de circulação e conduta, além de determinar as penalidades para quem as descumpre. É fundamental que os condutores estejam cientes das regras e regulamentos estabelecidos por essa legislação para garantir a segurança de todos no trânsito. Entretanto, em Feira de Santana, a permissividade prevalece, atuando como aliada dos maus motoristas.

Diversos são os fatores que contribuem para a irresponsabilidade dos condutores na Cidade Princesa, como a falta de planejamento urbano, que resulta em vias congestionadas e mal sinalizadas. Além disso, a falta de investimento em infraestrutura viária e o desrespeito constante às leis de trânsito têm impacto direto no comportamento dos motoristas, levando à imprudência e desrespeito generalizado. A negligência por parte de autoridades municipais em fiscalizar e educar os condutores também desempenha um papel importante nesse cenário preocupante.

A irresponsabilidade dos condutores de veículos em Feira de Santana tem causado inúmeros impactos, sendo um dos mais graves as altas taxas de acidentes de trânsito na cidade. Esses acidentes resultam em ferimentos e mortes, gerando prejuízos para as vítimas e suas famílias, além de sobrecarregar o sistema de saúde e os recursos públicos. Os impactos sociais e psicológicos também são evidentes, afetando não apenas os envolvidos diretamente nos acidentes, mas toda a comunidade que convive com os constantes riscos nas vias da cidade.

Os acidentes de trânsito causados pela irresponsabilidade dos condutores de veículos têm resultado em graves consequências para a população. Além dos danos físicos, emocionais e financeiro, tais acidentes impactam negativamente o trânsito, causando congestionamentos, atrasos e prejuízos materiais. A infraestrutura urbana também sofre com a frequência desses acidentes, demandando constantes reparos e investimentos para garantir a segurança viária na cidade.

Uma das principais medidas de combate à irresponsabilidade dos condutores de veículos é a intensificação da fiscalização policial nas vias da cidade. Com blitz mais frequentes e eficientes os motoristas estarão mais propensos a respeitar as leis de trânsito sabendo que as infrações serão punidas como o uso do celular enquanto dirige ou a condução sob efeito de álcool.

É necessário que as pessoas compreendam a gravidade dos acidentes e os impactos negativos da irresponsabilidade dos condutores. Através de uma conscientização efetiva, é possível estimular a adoção de atitudes mais seguras e respeitosas no trânsito, contribuindo para a redução de ocorrências negativas.

Por Alberto Peixoto

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Ana Gonçalves Há 2 dias Porto Portugal É uma triste realidade. Contudo não é só aí.Eu continuo a ficar perplexa com a quantidade de acidentes , mortos ( 25) 124 pessoas a conduzir sem carta de condução outros com taxa de álcool crime e excesso de velocidade. Isto entre 23 de Dezembro até 2 de Janeiro Como é possível???
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.