Pioneira na implementação do prontuário eletrônico AGHUse, a Bahia ganhou mais um importante aliado tecnológico na área da saúde: o UpToDate. Incorporada pela Secretaria da Saúde (Sesab), a ferramenta vai facilitar a prática clínica, dar agilidade à tomada de decisão, reduzir custos operacionais e garantir mais segurança ao paciente da rede estadual. Na Bahia, a plataforma será utilizada por mais de 30 mil profissionais da saúde lotados em 37 unidades do Estado, incluindo hospitais, maternidades e centros de referência.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (20), durante o Seminário de Inovações Tecnológicas na Saúde Pública da Bahia, realizado pela Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec), no auditório Lúcia Alencar, na Sesab.
Conduzido pelo superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Luiz Henrique D´Utra, o encontro teve a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana; do subsecretário da pasta, Paulo Barbosa; da superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Frank; do diretor geral das Unidades Próprias, Michael Carmo; e do coordenador geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro.
Para uma plateia formada por diretores de hospitais, coordenadores de farmácia de unidades de gestão direta, coordenadores de hospitais e centros de referência, além de coordenadores dos núcleos regionais, o superintendente Luiz Henrique D´Utra fez uma breve apresentação sobre o UpToDate e outras ferramentas digitais disponibilizadas para profissionais de saúde da rede estadual, a exemplo da Plataforma Bahia e do sistema inteligente para Farmácia Clínica NoHarm.ai.
“Ferramentas como o UpToDate ajudam a minimizar erros médicos, reduzir desperdícios e a deixar mais seguros, rápidos e eficientes os diagnósticos e decisões clínicas. É um banco de dados robusto, com mais de 40 mil clientes de 190 países e dois milhões de usuários, e que atinge não apenas médicos, mas todos os profissionais de equipe multidisciplinar, como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, que terão acesso imediato a uma plataforma 100% baseada em evidências científicas atualizadas”, explicou o superintendente da Saftec.
“O UpToDate é uma ferramenta importante e que se junta a outra que já implementamos na Sesab. Graças ao uso de tecnologia, conseguimos executar diversas ações importantes, que vão desde o acesso a informações e protocolos em toda nossa rede, à distribuição e compra de medicamentos, contribuindo muito para o acesso e a redução de custos. A saúde na Bahia hoje é um referencial digital para todo país e a gente não vai dar um passo atrás nesse processo. A gente só vai avançar”, avaliou a secretária Roberta Santana.
“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nesse seminário e nas ações da Saftec. É um trabalho muito bem conduzido, vital, e que é pautado nas principais necessidades do sistema de saúde. Vivemos num mundo com uma carga enorme de informações, e se temos isso de uma forma organizada e compartilhada, em nossa rede de atendimento, conseguimos prestar um melhor serviço à população em diversas áreas”, concluiu o subsecretário Paulo Barbosa.
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado



