Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do turismo cultural no município de Saubara, no Recôncavo Baiano o projeto "Cores do Recôncavo" está realizando intervenção artística transformando o muro da Casa da Cultura de Saubara em galeria a céu aberto. A entrega do “Painel Cores do Recôncavo” será na sexta-feira, dia 22 e, no dia 23 de novembro, o projeto será finalizado com a “Oficina de desenho e pintura Cores do Recôncavo”, na Casa da Cultura de Saubara.
A iniciativa é do Instituto Popular do Recôncavo (IPR) que busca por meio de diversos projetos fortalecer e promover o turismo cultural na região do Recôncavo, com foco em Saubara. “O projeto ‘Cores do Recôncavo’ surge como essa proposta de impulsionar o desenvolvimento turístico e cultural de Saubara e ser um catalisador de desenvolvimento econômico. Nossos projetos têm potencial de gerar impactos profundos para a comunidade, como o aumento do fluxo de visitantes e criando novas fontes de renda e emprego para a população local”, explicou o fundador e diretor do Instituto Popular do Recôncavo (IPR), Luan Peres.
O mural pintado pelo artista plástico JMarcos tem inspiração no samba de roda do Recôncavo baiano, sambadores e sambadeiras, casas e igreja que fazem parte do cenário local e do cotidiano do artista. Já a Oficina de desenho e pintura Cores do Recôncavo, será realizada pela oficineira Manu Ferreira, momento pedagógico e de formação para os alunos e alunas do Ensino Fundamental I (crianças de 6 a 10 anos), que fazem parte dos grupos da cultura popular, que ensaiam na Casa da Cultura de Saubara, como forma de oportunizar e incentivar a prática artística e de valorização da cultura local.
O projeto “Cores do Recôncavo” é uma realização do Instituto Popular do Recôncavo (IPR) com patrocínio do Governo da Bahia, Secretaria de Turismo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo – SUFOTUR e conta com o apoio da Casa de Cultura de Saubara.
*Sobre o Artista JMarcos* – Autodidata, o artista plástico JMarcos, 50 anos, desde criança gosta de brincar com desenhos e, aos 16 anos, passou a fazer letreiros pintados e aos poucos foi se especializando e aplicando seus experimentos. Gosta de ser chamado de desenhista e faz pinturas das paisagens locais como da praia e das manifestações culturais da sua comunidade.

Sobre a Oficineira Manu Ferreira
Emanuela Ferreira Atriz, Produtora Cultural e Arte-Educadora é uma profissional multifacetada que se destaca nas áreas de atuação e educação artística. Com um profundo compromisso com a cultura popular, ela tem se dedicado a projetar e implementar iniciativas que promovem a arte e a educação.

Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga
Cultura Poeta cachoeirano Guiba Melo lança videoclipe gravado em Paris e apresenta o samba “O brasiliano e o desacordo linguístico”
Crônica da semana Os desafios da má administração da cidade de Feira de Santana
Artesanafro Feira de Santana recebe 3ª edição da Artesanafro no dia 29 de novembro
Feira Tem Teatro Feira Tem Teatro apresenta “Matraga” nos dias 14 e 15 de novembro com ingressos promocionais 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 28°
Chuvas esparsas



