Terça, 09 de Setembro de 2025 14:07
75 9 9702 9169
Política Eleições 2024

Flamarion renuncia um dia após prazo e Leila da Saúde assume cargo de candidata a vice em Tanquinho

Flamarion alegou problemas de saúde para a renúncia. Ele era vice de José Luiz dos Santos Reis (PT), mais conhecido como Zé Luiz, que lidera com folga a sucessão no município.

20/09/2024 08h42
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

Foto: Boca de Forno News

Candidato a vice-prefeito nas eleições de Tanquinho, Jorge Flamarion Ramos de Souza (PT) teve que renunciar ao cargo nesta terça-feira (17). Flamarion alegou problemas de saúde para a renúncia. Ele era vice de José Luiz dos Santos Reis (PT), mais conhecido como Zé Luiz, que lidera com folga a sucessão no município.

A atitude de Flamarion veio um dia do prazo para a substituição ao cargo. A legislação eleitoral só prevê substituição de candidatos a vice fora do prazo estabelecido em lei em casos de morte. Nesta quinta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues foi para o lançamento do nome de Leila da Saúde como vice no lugar de Flamarion.

No evento, estiveram presentes os deputados federal Joseildo Ramos (PT) e Jorge Solla (PT), o deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, os prefeitos de Candela, Everton Cerqueira, de Santa Bárbara, Edfrancio, além de outras autoridades.

Zé Luiz - Foto: Boca de Forno News

O prefeito Zé Luiz falou sobre a desistência de Flamarion. Segundo ele, na vida é preciso manter-se sempre preparado e firme em sua caminhada. “Ele me ligou e sinalizou que queria tomar uma decisão importante. Disse que renunciaria por motivos pessoais. Pedi primeiro direcionamento a Deus, liguei para o meu governador e a minha base e convoquei todos para anunciar, depois de muita reflexão, o nome da vereadora Leila. Hoje, ela compõe a chapa como candidata a vice-prefeita conosco”.

O nome de Leila foi escolhido porque existe uma grande aclamação popular. “Qualquer pessoa poderia compor a chapa, mas nesse momento optei por ela por representar também a vontade do povo. O caminhar comigo em um projeto há muitos anos e estar de forma unânime em nosso grupo”.

Flamarion alegou a desistência a problemas de saúde. Questionado sobre se ele alegou antes algo do tipo a ele, Zé Luiz diz que na ligação que fez, ele relatava que não estava dormindo e agoniado com problemas pessoais. “Mas não relatou especificamente algum problema de saúde”. A desistência pode causar problemas a chapa de Zé Luiz. Isso porque sem vice, não há chapa legalmente constituída, o que significa que o prefeito poderia perder a condição de concorrer.

Juridicamente, após o prazo de nomes na chapa, Zé Luiz disse que se está fazendo os trâmites necessários e está confiante na Justiça. “Já pensou, se amanhã no Brasil todo os vices começarem a renunciar, as chapas irão cair? Não. Inclusive, tenho notícias de projetos de lei protocolados na Câmara Federal para que possa sanar situações como essa. Estou muito confiante em nossa comarca, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e seguirei em todas as instâncias para que possamos estar dando tranquilidade ao nosso povo”.

Ele e sua nova vice dizem estar tranquilos e com os pés no chão. “É tanta tranquilidade que a vereadora renunciou seu mandato confiante do projeto e no bem do povo de Tanquinho”. Sobre a ida do governador a cidade para o lançamento do nome de Leila, ele disse que isso o faz ficar mais positivo. “Isso mostra a boa relação que tenho com o governador, que de forma rápida veio dar uma resposta e tranquilizar o povo de Tanquinho”.  

Leila da Saúde - Foto: Boca de Forno News

Leila da saúde, que ficou no lugar de Flamarion, disse que a população clamou por seu nome e ele atendeu a esse chamado. “Quando aconteceu a desistência, recebi vários telefonemas. O povo pediu e eu não tive como não responder a um povo que confia em mim”.

Ela disse ainda que tudo isso foi uma surpresa para ela. “Fiquei anestesiada com a notícia, mas logo respondi o carinho que o povo teve por mim”.

O seu grupo reagiu bem a notícia de que ela seria a vice do prefeito Zé Luiz. “Tão bem que eu tinha uma candidatura de vereadora com uma pesquisa feita. O próprio Jorge, que desistiu, disse que nessa pesquisa consta que a cada 200 votos eu teria 25 deles”. Ela foi a vereadora mais votado dentro da cidade. “Sempre tive projetos e planos para a nossa cidade. Tenho projetos na saúde, na educação e acho que eles ajudarão a alavancar muito o governo do nosso Zé. Vim para somar”.

Confirmada como vice, ela disse que ajudará a fazer uma gestão limpa, transparente, honesta e participativa.

Jerônimo Rodrigues discursando - Foto: Boca de Forno News

O governador Jerônimo Rodrigues também esteve presente nesse anúncio. Em seu discurso, ele disse que recebeu uma ligação de Zé Luiz informando da desistência. “Ele me confiou naquele momento a situação tensa que o nosso time estava vivenciando. São poucos os casos no Brasil de desistência, do que aconteceu aqui em Tanquinho. Já tinha vencido o prazo eleitoral para a substituição de nomes. A Justiça tem que rever porque é um caso anormal”.

De imediato, Jerônimo disse que correu com o jurídico do partido e conversou com seus pares. “Mas eu sei e imagino o quanto foi difícil isso tudo para Zé Luiz”, finaliza.

Foto: Boca de Forno News

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.