Segunda, 16 de Setembro de 2024 16:26
75 9 9702 9169
Política Eleições 2024

Disputa eleitoral abre caminho para suplentes conquistarem cadeiras na AL-BA

Se eleitos, esses parlamentares deverão renunciar aos mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia.

07/09/2024 08h48
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação/Alba-BA
Foto: Divulgação/Alba-BA

As eleições municipais deste ano na Bahia terão a participação de cinco deputados estaduais que estão na disputa por cargos no Executivo. Quatro deles concorrem a prefeituras, enquanto um busca a posição de vice-prefeito. Se eleitos, esses parlamentares deverão renunciar aos mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), abrindo espaço para que suplentes das eleições de 2022 assumam suas cadeiras.

Entre os candidatos estão representantes tanto da base aliada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) quanto da oposição. Eures Ribeiro (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Pancadinha (SD) e Raimundinho da JR (PL) concorrem a prefeituras, enquanto Pablo Roberto (PSDB) tenta a vice-prefeitura de Feira de Santana na chapa encabeçada pelo ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil).

Cláudia Oliveira, do PSD, é candidata à Prefeitura de Porto Seguro. Empresária e ex-prefeita da cidade por dois mandatos, Cláudia já atuou como deputada estadual, sendo vice-presidente da Comissão de Infraestrutura e membro de outras comissões importantes na AL-BA, como a de Defesa do Consumidor.

Também do PSD, Eures Ribeiro tenta voltar ao comando da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, cidade onde já foi prefeito por dois mandatos. Eures é advogado e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), com atuação nas comissões de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na AL-BA.

No caso da dupla do PSD, Jusmari Oliveira, ex-deputada e atual secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, e Marcone Amaral, ex-prefeito e ex-jogador de futebol, podem ser convocados.

O tucano Pablo Roberto tem formação em Serviço Social e experiência na gestão pública municipal. Ele, que tirou seu nome da disputa em Feira para se aliar a José Ronaldo, já comandou secretarias da cidade, como Prevenção à Violência e Desenvolvimento Social.

Se vencer em Feira de Santana diante da disputa com o candidato do PT, Zé Neto, Paulo Câmara, que já exerceu mandato parlamentar, assumirá a vaga do PSDB.

Do Solidariedade, Pancadinha busca a Prefeitura de Itabuna. Conhecido inicialmente por sua carreira musical, Pancadinha iniciou sua trajetória política como vereador e, mais recentemente, deputado estadual, onde integra comissões voltadas para a educação e o esporte.

Caso se consagre nas urnas, Pastor Tom, outro ex-deputado estadual, será chamado a ocupar o lugar pelo Solidariedade

Filiado ao PL, Raimundinho da JR é candidato à Prefeitura de Dias d’Ávila. Empresário de Ubaitaba, Raimundinho foi eleito deputado estadual em 2022 e tem participação ativa na Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico da Casa Legislativa. Em seu caso, Anacleto França, suplente do PL, pode ser convocado para te substituir.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.