Sábado, 08 de Novembro de 2025 21:03
75 98160-8722
Geral “Essa

“Essa quarentena é importante, esse decreto do Prefeito ele foi sensível", diz Secretário de Saúde de Cachoeira

“Essa quarentena é importante, esse decreto do Prefeito ele foi sensível", diz Secretário de Saúde de Cachoeira

18/03/2020 15h51
Por: bocadeforno

A Prefeitura de Cachoeira, por meio do Decreto nº 40, de 17 de março de 2020, estabeleceu medidas temporárias de prevenção e controle do Coronavírus (COVID-19). Apesar de Cachoeira ainda não ter registrado nenhum caso do vírus, as ações preventivas devem ser seguidas por todos os munícipes.

O decreto tem validade de 15 dias e passa a valer a partir de hoje (18), podendo ser prorrogado por mais tempo, caso haja necessidade. Entre as ações do decreto está o fechamento de instituições de ensino, públicas e particulares, museus, academias, e também a suspenção de atividades que envolvam mais de 50 pessoas.

“Essa quarentena é importante, esse decreto do Prefeito ele foi sensível em suspender os jogos também, não haverá partidas no Estádio 25 de Junho, o campo da manga, as quadras de esportes, nós evitaremos de todas as maneiras estar nas ruas”, disse o secretário de saúde do município, Mamede Dayube.

Até a feira livre, uma das atividades econômicas mais ativa da cidade está sobre riscos de interdição.

“Vamos levar essa necessidade ao Prefeito, para que a feira livre aconteça só as quartas, sextas e sábado e as pessoas vão com a consciência de só comprar o necessário e retornar para suas casas o mais rápido possível”, informou o Secretário.

Em casos sem gravidade, como gripes comuns, é recomendado evitar os hospitais e ir aos postos de saúde para realizar o pronto atendimento. Até porque a Santa Casa de Cachoeira será a sala verde, para os primeiros atendimentos em casos suspeitos.

“Nossos médicos e enfermeiras já estão preparados para lidar com essa situação, assim como o Hospital de Cachoeira também já possui o acordo com a Secretaria de saúde, e assim também o Hospital de São Félix, que será a sala amarela para os atendimentos mais complicados”, comentou Mamede.

A maior preocupação das autoridades são os grupos de risco, como os idosos, que devem evitar aglomerações, e ter contatos próximos com outras pessoas.

“Não temos nenhuma notificação nesses casos, mas hoje a vigilância sanitária vai estar visitando restaurante academias, e aqui vamos ter o mesmo entendimento de todo o estado, as pessoas que descumprirem poderão até serem presas”, pontuou.

Em Cachoeira ainda não existe nenhum caso,  mas cidades próximas como Salvador e Feira de Santana, já possuem ocorrências da doença, por isso o alerta está ligado.

“O único laboratório que tem autonomia e capacidade para identificar o coronavírus é o Lacem, o Laboratório do estado da Bahia, e é lá que qualquer testagem deve ser levado para lá, que em 48h dará o resultado”, concluiu Mamede.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.