O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SCTEL) da cidade de Santo Amaro da Purificação, Moysés Santos Neto, falou sobre a possibilidade de acontecer ou não o São João da cidade. Isso porque, no início desse mês, a Prefeitura Municipal anunciou o cancelamento dos festejos juninos em 2024. A decisão de suspender a festa na cidade tem como motivação a situação de emergência decretada pelo município.
Conforme Moysés, a decisão fica mantida. “O São João realizado pelo Executivo Municipal não acontecerá por causa do decreto. O Decreto de Emergência se deve ao fato de que a orla da cidade e o Mercado estão colapsando. Tivemos que tomar essa atitude. Sabemos que ela é enérgica, porém extremamente necessária”, afirmou.
As fortes chuvas que caíram em Santo Amaro nos últimos dias é que são as responsáveis por essas estruturas colapsarem e por isso foi preciso fazer o decreto. “Mas o São João acontecerá. A Comissão de Festas, através do seu presidente, reuniu os comerciantes e empresários da cidade, alguns são parceiros deles, e conseguiram fazer o São João. A festa, portanto, acontecerá, mas não com a ajuda financeira do município”.
O secretário salientou ainda que não será um São João grandioso, até porque, é o município que tem uma maior capacidade financeira para isso, mas a sociedade civil a fará. “Entraremos com o apoio institucional e toda a estrutura de guarda de trânsito, limpeza, as barracas. Tudo que for necessário e o que pudermos fazer, vamos fazer. Mas financeiramente não vamos contribuir”.
Haverá ainda o Coreto Elétrico, festa consolidada na cidade e que todos gostam, ressalta Moysés. “Acontecerá no domingo, às 16h. Essa é a informação que a Comissão me passou. E o São João acontecerá dentro dos limites possíveis para a Comissão e dentro do apoio que pudermos dar”.
O São João acontecerá nos dois circuitos, Trapiche e Amparo, no sábado (22), domingo (23) e segunda (24). A decoração do Trapiche, inclusive, já começou a ser feita. “Se não me engano serão três bandas por dia e só forró. As bandas receberão entre R$ 2 e 4 mil. Como não é o município que está fazendo, a Comissão não tem condições de pagar valores altos. O pagamento vem de uma mobilização feita por eles que farão um São João que com certeza deixará os nossos santamarenses felizes e alegres”, finaliza.
Arrastão “Arrastão da Micareta” entra para o Calendário Oficial de Eventos de Feira de Santana
Fábio Aquino Fábio Aquino grava audiovisual em Feira de Santana e celebra início de um sonho
Exposição Exposição “Planeta Algas” chega à UEFS e transforma Feira de Santana em porta de entrada para o mundo das algas
Escola de Dança Escola de Dança da Funceb abre convocatória para ingresso de novos estudantes no Curso Preparatório de Dança em 2026
12ª Parada LGBT Cachoeira realiza 12ª Parada LGBT neste domingo (14)
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola 
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 32°
Tempo nublado



