O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SCTEL) da cidade de Santo Amaro da Purificação, Moysés Santos Neto, falou sobre a possibilidade de acontecer ou não o São João da cidade. Isso porque, no início desse mês, a Prefeitura Municipal anunciou o cancelamento dos festejos juninos em 2024. A decisão de suspender a festa na cidade tem como motivação a situação de emergência decretada pelo município.
Conforme Moysés, a decisão fica mantida. “O São João realizado pelo Executivo Municipal não acontecerá por causa do decreto. O Decreto de Emergência se deve ao fato de que a orla da cidade e o Mercado estão colapsando. Tivemos que tomar essa atitude. Sabemos que ela é enérgica, porém extremamente necessária”, afirmou.
As fortes chuvas que caíram em Santo Amaro nos últimos dias é que são as responsáveis por essas estruturas colapsarem e por isso foi preciso fazer o decreto. “Mas o São João acontecerá. A Comissão de Festas, através do seu presidente, reuniu os comerciantes e empresários da cidade, alguns são parceiros deles, e conseguiram fazer o São João. A festa, portanto, acontecerá, mas não com a ajuda financeira do município”.
O secretário salientou ainda que não será um São João grandioso, até porque, é o município que tem uma maior capacidade financeira para isso, mas a sociedade civil a fará. “Entraremos com o apoio institucional e toda a estrutura de guarda de trânsito, limpeza, as barracas. Tudo que for necessário e o que pudermos fazer, vamos fazer. Mas financeiramente não vamos contribuir”.
Haverá ainda o Coreto Elétrico, festa consolidada na cidade e que todos gostam, ressalta Moysés. “Acontecerá no domingo, às 16h. Essa é a informação que a Comissão me passou. E o São João acontecerá dentro dos limites possíveis para a Comissão e dentro do apoio que pudermos dar”.
O São João acontecerá nos dois circuitos, Trapiche e Amparo, no sábado (22), domingo (23) e segunda (24). A decoração do Trapiche, inclusive, já começou a ser feita. “Se não me engano serão três bandas por dia e só forró. As bandas receberão entre R$ 2 e 4 mil. Como não é o município que está fazendo, a Comissão não tem condições de pagar valores altos. O pagamento vem de uma mobilização feita por eles que farão um São João que com certeza deixará os nossos santamarenses felizes e alegres”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 26°
ChuvaMín. 16° Máx. 27°
Chuvas esparsas