Cerca de 3 mil pacientes recebem assistência especializada no Centro de Atendimento aos Diabéticos e Hipertensos (CADH) de Feira de Santana. O serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde é destinado a pacientes com complicações agravadas.
A enfermeira referência técnica do centro, Andreia Silva, relata que uma grande parte das pessoas atendidas com diabetes também possuem a hipertensão, de forma simultânea. Ela explica que o sangue com maiores níveis de açúcar colabora para o enrijecimento das artérias, o que provoca o aumento da pressão arterial.
“É importante que a pessoa com hipertensão faça o acompanhamento de saúde nas unidades localizadas próximas de casa. Caso ocorra um agravamento da doença, a própria unidade faz o encaminhamento dessa paciente para o CADH. Por ser uma doença que causa riscos ao coração, a exemplo do infarto, não pode e nem deve ser negligenciada”, frisou Andreia Silva.
A nutricionista da Secretaria de Saúde, Katia Simões, ressalta que o paciente hipertenso precisa ter um estilo de vida saudável. “Diminuir o uso de sal e alimentos ultraprocessados, escolher especiarias ao invés de temperos prontos com alto teor de sódio, manter o controle do peso e moderar o consumo de bebidas alcoólicas são passos necessários para quem deseja melhorar a qualidade de vida”, ressalta.
O CADH dispõe de uma equipe multiprofissional formada por endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiros. Além disso, é oferecido atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.
Medida Ministério da Saúde começa distribuição emergencial de medicamento oncológico no Brasil
Saúde Bahia e Brasil ampliam parceria na saúde com anúncio de R$ 66,49 milhões para 34 municípios
Neuromodulação Neuromodulação ganha espaço no tratamento da dor crônica e do estresse
Saúde Santa Casa de Cachoeira é reativada com novos serviços e investimento milionário nas comemorações do seu bicentenário
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo falou sobre os desafios da saúde mental
Alzheimer Novo medicamento contra Alzheimer deve chegar ao Brasil em junho 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuva


