Sábado, 18 de Maio de 2024 16:36
75 9 9702 9169
Cultura Santo Amaro

Bembé do Mercado, o maior candomblé de rua do mundo, celebra 135 anos no Recôncavo da Bahia

O evento, que simboliza o fim da escravidão e exalta a resistência do povo negro, começou na segunda-feira (13) e segue com uma extensa programação até o domingo (19).

13/05/2024 08h25
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Lázaro Menezes / IPAC
Foto: Lázaro Menezes / IPAC

O Bembé do Mercado, reconhecido como o maior candomblé de rua do mundo, está comemorando 135 anos em 2024 na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano. O evento, que simboliza o fim da escravidão e exalta a resistência do povo negro, começou na segunda-feira (13) e segue com uma extensa programação até o domingo (19).

Com a participação de mais de 60 comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana, o Bembé do Mercado oferece uma variedade de atividades, incluindo eventos religiosos, shows, feiras, rodas de conversa, oficinas e exposições.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012, o Bembé do Mercado está em processo de análise para ser reconhecido como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A abertura do evento vai ocorrer às 5h com a lavagem do busto de João de Obá, instalação das imagens de Iemanjá e um café da manhã no Largo do Bembé. Durante os dias seguintes, estão previstas diversas atividades culturais, como apresentações de dança afro, conferências, mesas-redondas, oficinas e shows musicais.

No domingo (19), dia do encerramento, destaca-se a apresentação cultural do Samba de Roda Raízes do Acupe, na Orla de Itapema, que encerra as festividades.

O Bembé do Mercado é um evento de grande importância cultural e histórica para a região, celebrando a resistência e a herança cultural do povo negro na Bahia. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.