O presidente Lula (PT) recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para uma conversa no Palácio da Alvorada, na noite de domingo (21). A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo na noite desta segunda (22).
Segundo a publicação, o encontro acontece em meio à crise entre os Poderes, com Lira criticando publicamente o responsável do governo pela articulação política, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira chegou a afirmar que o ministro era um “desafeto pessoal” e “incompetente”.
O governo também busca melhorar a relação com o Congresso Nacional, com o risco de sofrer derrotas que podem afetar o equilíbrio das contas públicas.
A conversa foi confirmada à Folha por um interlocutor no Palácio do Planalto e por aliados do presidente da Câmara. O encontro não constava na agenda pública nem de Lula nem de Lira.
Segundo interlocutores de Lira, o presidente da Câmara teria dito que a conversa foi “boa” e que ele teria ressaltado diversas vezes que seus problemas são com Padilha. Ele disse não ter dificuldades em se encontrar e conversar com o presidente da República.
Na semana passada, Lula indicou a aliados que pretendia se encontrar com Lira e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O mandatário também quer reuniões com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Além da briga com Lira, o governo vive um momento delicado com o risco de avanço da pauta-bomba, que pode ter impacto bilionário para as contas públicas. O principal item é a PEC (proposta de emenda à Constituição) que turbina o salário de juízes e promotores, com custo anual de cerca de R$ 40 bilhões.
Por isso Lula também já comunicou a aliados que pretende se encontrar com Pacheco nos próximos dias. O senador mineiro é um dos patrocinadores da proposta e vem defendendo publicamente e trabalhando nos bastidores por ela há mais de dois anos.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado



