Terça, 16 de Abril de 2024 11:29
75 9 9702 9169
Política Evolução

Prefeito fala sobre a evolução da cidade de Caém e sua parceria com o Governo do Estado

Arnaldinho falou sobre os investimentos que estão sendo feitos e a infraestrutura do município.

29/02/2024 13h24
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Prefeito da cidade de Caém, Arnaldinho - Foto: Boca de Forno News
Prefeito da cidade de Caém, Arnaldinho - Foto: Boca de Forno News

O prefeito da cidade de Caém, Arnaldo de Oliveira Filho (PSB), mais conhecido como Arnaldinho, falou sobre os investimentos que estão sendo feitos e a infraestrutura do município. O prefeito ressaltou que hoje tem uma parceria forte com o Governo do Estado com quase R$ 60 milhões em investimento em diversas áreas, incluindo infraestrutura na educação. “Somos um município pequeno, mas acolhedor. Buscamos cuidar das pessoas e da cidade com muito carinho. Em março, o Governo do Estado entregará o colégio em tempo integral. É um colégio que será referência na região”, disse.

Conforme o prefeito, esse colégio terá 12 salas de aula climatizadas, piscina semiolímpica, laboratório, biblioteca, campo Society com grama sintética. “É uma estrutura invejável para uma cidade como a nossa que tem 11 mil habitantes. Além desse colégio, iremos inaugurar já agora no início de março uma creche em nossa sede para 120 alunos no modelo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Essas obras passaram quase seis anos parada e retomamos ela através do Governo Federal”.

Outra creche, essa já com recursos do Governo do Estado, será entregue na cidade. Ela fica em uma comunidade quilombola chamada Várzea Queimada. “Serão 120 crianças que ficarão na creche em tempo integral. Elas ficarão o dia inteiro nessa creche. Possivelmente, teremos a presença do governador Jerônimo Rodrigues”.

No dia 7 de abril será entregue também o Estádio Municipal totalmente reformado, com grama natural, iluminação, novos vestiários, banheiros e alambrados. “Na entrega, teremos um amistoso da seleção baiana de master com várias estrelas do futebol a nível nacional e estadual como Emo, Zé Carlos, Baiaco. Terá ainda um jogo com a seleção da Caém”.

Arnaldinho disse que vê a cidade de Caém hoje com um novo rumo e um novo modelo na economia, na educação. “Somos um município respeitado na região. Temos uma gestão séria com as contas aprovadas, com respeito do Estado e das Secretarias Estaduais que sabem que quando vamos pedir, estamos pedindo para o povo. Nossa saúde é referência na região. Somos o primeiro colocado em saúde pública no sistema Previne, medidor do Ministério da Saúde, entre os 21 na região, isso pela segunda vez”.

Na opinião do prefeito, isso mostra a qualidade da saúde preventiva do município, da nossa atenção básica, que é o que se mede nesse sistema. “Estamos trabalhando, sempre buscando mais recursos e obras para que possamos alcançar a melhor forma de atender bem a população”.

Os investimentos do Governo do Estado e o Governo Federal, através de emendas parlamentares, no município chegam a R$ 60 milhões. “Com nossos recursos conseguimos nos manter e aos poucos vamos realizando obras. Quero ainda agradecer a nossa atuante deputada federal Lídice da Mata (PSB) que nos ajuda muito, ao nosso deputado estadual Angelo Almeida, hoje secretário, que é nosso parceiro no Estado, temos evoluído muito, buscando não ficar apenas aqui na Prefeitura, mas vamos a Brasília e a Salvador porque dessa forma trazemos recursos para o município”.

São Pedro

O município de Caém não realiza festa de São João, mas é tradicional o seu São Pedro. É nesse período que a população faz a sua renda extra. Arnaldinho lembra que o São Pedro da cidade é considerado hoje como um dos melhores da Bahia. “Temos um nome que é nossa marca registrada que é o Arraiá do Papagaio por decreto municipal. Organizamos a festa com muito carinho e nesse ano acontecerá dos dias 28 a 30 de junho. Já estamos com bandas a nível nacional pré-agendadas”.

No ano passado, recorda o prefeito, a decoração contou a história do começo de Caém através da ferrovia, da chegada do trem de ferro, do fomento da economia do manganês. “Para esse ano, já estamos discutindo um tema e criamos uma comissão para trabalhar essa festa que é grande. Hoje já temos casas alugadas na cidade já para o São Pedro. As pousadas estão todas reservadas”.

Para a festa, o município cria ainda uma feira do empreendedor para fomentar a agricultura familiar e as pessoas possam vender as comidas típicas, o seu artesanato. “O objetivo é favorecer os nossos empreendedores para que eles também tenham esse ganho nos períodos festivos. É uma festa que dá retorno com investimentos do Município e do Estado e ajuda os pequenos empreendedores”.

Aniversário da cidade

Caém é um município jovem, tem 63 anos. A cidade faz aniversário no dia 8 de abril e na próxima data comemorará 64 anos. “Ele foi antecipado e o primeiro prefeito de nossa cidade foi o meu pai, na década de 60. Ele era vereador em Jacobina e lutou por essa emancipação colocando inclusive um projeto de lei para isso. Jacobina é hoje um município co-irmão e sempre está presente em nossos festejos”.

Ele disse que sempre festeja essa data porque entende que foi a partir dela que a cidade de Caém começou a andar com suas próprias pés, rumo ao desenvolvimento. “Jacobina olhava mais para a sede e não tinha esse olhar de crescimento econômico e social como depois que nossa cidade se emancipou. Hoje nossa cidade tem seu próprio hospital, colégio, comércio, sua própria vida e isso é muito importante para o crescimento do município”, finalizou.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Iara Há 2 meses São Paulo Sou do município de caem se pergunta pra quem vc vota ,pra nehum todos iguais só muda os nomes esses vereadores e prefeitos a única coisa que eles gosta é saber fazer é conpra o povo com festa e banda cara ,pq não cria projeto pra ajudar a população pq não cria projeto pra gestantes do município AFF td igual uma bosta.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.