Quinta, 29 de Fevereiro de 2024 18:13
75 9 9702 9169
Saúde Saúde

Hospital da Mulher completa 32 anos e projeta investimentos de R$ 5 milhões em 2024

Evento comemorativo realizado na manhã desta terça-feira.

31/01/2024 09h20
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Jorge Magalhães
Foto: Jorge Magalhães

O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, celebra seus 32 anos com conquistas em 2023 e planos ambiciosos para 2024, incluindo investimentos superiores a R$ 5 milhões em obras, ampliações e aquisição de equipamentos. O anúncio foi feito pelo prefeito Colbert Martins Filho na manhã desta terça-feira, 30, durante a cerimônia de aniversário realizada no refeitório do hospital, contando com a presença de secretários do governo municipal, vereadores e funcionários da instituição.

Na solenidade, que teve início às 8h, o padre Pedro destacou a importância dos profissionais de saúde, fazendo referência à Parábola do Bom Samaritano, enfatizando a prática do amor e do cuidado ao próximo.

"Aqui, a mulher chega com dor e dá lugar à vida. Esta data nos lembra que todos, desde os trabalhadores da higienização até os médicos, precisam uns dos outros, e a empatia deve prevalecer", pontuou o padre.

O prefeito Colbert Filho fez uma breve retrospectiva da criação do Hospital da Mulher em 1992 e ressaltou os avanços alcançados ao longo dos anos.

"Esta é uma data crucial para Feira de Santana. Há 32 anos, este hospital era apenas o Hospital Santa Maria, e hoje devemos agradecer a Deus por estarmos aqui, contribuindo para o crescimento desta instituição, que, lá atrás, foi idealizada por meu pai (in memoriam)".

Colbert Filho destacou que o Hospital da Mulher passou por expansões e reformas ao longo do ano, tornando-se a maior maternidade pública municipal do interior da Bahia.

"Realizamos muitos investimentos aqui e hoje autorizamos mais obras necessárias para a atenção à saúde da mulher. Todos os investimentos são essenciais para garantir a melhor assistência a todas as vidas que nascem neste hospital", enfatizou o prefeito.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, enfatizou a importância dos investimentos previstos para o Hospital da Mulher em 2024.

"Serão investidos 5 milhões de reais, provenientes de recursos próprios, em obras, ampliações e aquisição de equipamentos ao longo deste ano. No final de fevereiro, concluiremos a primeira fase do centro cirúrgico, com mais duas salas para cirurgias eletivas de mamas e ginecológicas. Em seguida, ampliaremos as salas de pré-parto, sem interrupção nos serviços do hospital", ressaltou Gilberte Lucas.

A Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, destacou a relevância dessa data para Feira de Santana. "Não podemos deixar de homenagear todos os funcionários que tornam este hospital tão importante para a população. A cada dia, o número de nascimentos aqui aumenta, transformando o Hospital da Mulher na maior maternidade do interior da Bahia", salientou Cristiana Campos.

O diretor geral do Hospital da Mulher, o médico Francisco Mota, destacou os avanços na assistência em 2023, incluindo o aumento de leitos cirúrgicos, crescimento nas cirurgias eletivas e uma busca significativa pelos serviços de Planejamento Familiar, com destaque para exames de histeroscopia diagnóstica e fisioterapia pélvica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.