Quinta, 29 de Fevereiro de 2024 19:11
75 9 9702 9169
Saúde Saúde

Mais de 400 exames de dengue realizados pelo Ambulatório de Infectologia e CSE

Vale destacar que esse atendimento ocorre somente com requisição, emitida após avaliação nas unidades de saúde.

28/11/2023 08h33
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ambulatório de Infectologia e o Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), juntos, realizaram 423 exames para diagnóstico da dengue. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde corresponde ao período de janeiro a outubro deste ano.

Nesses locais, o procedimento é feito de maneira gratuita, de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada. Pela manhã, os exames são efetuados das 7h30 às 11h30. À tarde, de 13h30 até às 16h. Vale destacar que esse atendimento ocorre somente com requisição, emitida após avaliação nas unidades de saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correira, orienta que as pessoas com sintomas característicos da dengue, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre, não deixem de efetuar o exame para diagnóstico da doença.

“Apesar de termos uma diminuição dos casos, não podemos baixar a guarda porque temos observado que algumas pessoas estão apresentando sintomas e não estão procurando as unidades para ser avaliado pelo clínico ou efetuar o exame. É importante que essas pessoas não façam uso de medicamentos por conta própria. Eles podem aliviar os sintomas, mas causar complicações depois caso seja dengue”, alertou.

De janeiro a outubro, Feira de Santana registrou 2.344 casos de dengue, sendo 259 com sinais de alarme, 11 graves e quatro óbitos. Entre os bairros com maior número de casos notificados, neste ano, estão Tomba (362), Mangabeira (332) e Conjunto Feira X (304).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.