Na manhã de sexta-feira, 24, os caminhoneiros que trafegavam pela BR-324 foram beneficiados com uma série de serviços de saúde no posto de combustível São Gonçalo 4.
Essa iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata.
Os motoristas foram beneficiados com atendimentos essenciais, incluindo aferição de pressão arterial e glicemia e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Além de atividade laboral com educador físico e consultas com médico, nutricionista, enfermeira e dentista.
Estrategicamente escolhido, o local da ação está entre os 21 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Brasil, sendo esses pontos credenciados em rodovias federais que cortam nove estados do país. Os PPDs são fundamentais, oferecendo espaços para repouso e descanso aos motoristas.
A enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Gleika Borges, destaca que a ação tem a proposta de colocar na rotina dos caminhoneiros o hábito de cuidar da saúde.
"Os motoristas passam por diversos lugares e não conseguem cuidar da saúde na sua rotina. Alguns têm sedentarismo, que é um grande problema de saúde, por conta das longas jornadas dentro do veículo. Tudo isso aliado à uma alimentação inadequada, sobrepeso e hipertensão”, explicou.
Vale destacar que o município disponibiliza seis Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com horário de funcionamento das 7h às 21h, que também oferecem atendimento aos caminhoneiros.
São elas: USF Videiras I, II e III; USF Liberdade I. II e III; Rua Nova I, II e Barroquinha; USF Queimadinha I, II e III; USF Parque Ipê I, II e III; USF Campo Limpo I, V e VI.
Saúde HGCA alerta para impacto da violência no trânsito, com internações que podem custar até R$ 5 mil por dia
Diabetes Diabetes cresce 135% no Brasil em 18 anos
Saúde Pandemia? Infectologista explica riscos de novo surto viral no Brasil
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (25) falou sobre morte súbita x ataque cardíaco
Aedes aegypti Casos de dengue têm redução de 94,5% em Feira de Santana entre 2024 e 2025
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado



