Terça, 05 de Agosto de 2025 15:32
75 9 9702 9169
Cultura Crônica da semana

A falta de responsabilidade da prefeitura com a Cidade Princesa

Por Alberto Peixoto

30/09/2023 08h31
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
A construção da ciclovia na avenida Noide Cerqueira que está em fase final. Foto: Jorge Magalhães
A construção da ciclovia na avenida Noide Cerqueira que está em fase final. Foto: Jorge Magalhães

De acordo com as declarações de alguns vereadores, as imperfeições ou buracos nas várias artérias de Feira de Santana são consequências da falta de esgotamento sanitário. Em grande parte da cidade e em determinadas vias o escoamento é feito a céu aberto, prejudicando ainda mais a pavimentação deficiente. Por outro lado, é preciso lembrar que as obras de pavimentação são realizadas de forma brusca.

Não há, pelo que se observa, o mínimo de planejamento na elaboração e execução das obras públicas em Feira de Santana. Pode-se dar como exemplo as edificações no centro da cidade que, há um bom tempo, encontram-se paradas e contribuindo para o aumento dos buracos e desnivelamento das vias.

Esta paralisação, conforme alegam os administradores municipais, está sendo causada pela falta de verba. Se for confirmado que isso é verdade, esta situação demonstra a falta de habilidade dos responsáveis pela Secretaria de Planejamento de Feira de Santana, tanto na elaboração de obras quanto na organização dos valores financeiros desta Secretaria.

Estão criando na Av. Nóide Cerqueira uma nova ciclovia, bem melhor do que a já existente (que na verdade era uma ciclofaixa), tanto na localização quanto na qualidade do material usado na sua construção. Na nova ciclovia a estrutura é composta por concreto, pó de pedra, cimento e um revestimento asfáltico. Por que não usam esta mesma técnica também na pavimentação das artérias da cidade?

A técnica usada na maioria da pavimentação das ruas de Feira de Santana, principalmente as localizadas nos bairros, é simplesmente terraplanar o solo, pintar com alcatrão e jogar por cima uma borra de asfalto. Este é o tradicional “asfalto sonrisal”. Só dura até a primeira chuva.

Os semáforos que organizam o trânsito, na sua grande maioria, estão com os temporizadores com defeito, principalmente os que auxiliam o pedestre durante a travessia das ruas.

Mediante todos estes imbróglios, o contribuinte que paga religiosamente os seus impostos não vê retorno em melhorias para o município.

Por Alberto Peixoto

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Matheus Há 2 anos Feira de Santana, Bahia.Impossível não pensar que o mesmo grupo faz a gestão de feira por tantos anos e os problemas só estão mais acentuados. São mais de 20 anos, e para quem visita outras cidades é impossível não comparar e notar que ficamos pra trás. Basta olhar V da Conquista.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.