Segunda, 20 de Outubro de 2025 04:29
75 9 9702 9169
Cultura Crônica da semana

A evolução social e a morte do futebol brasileiro

Por Alberto Peixoto

15/07/2023 08h12
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Gabriela Anelli morreu após ficar em estado grave por ter sido atingida por garrafa de vidro - Foto: Reprodução
Gabriela Anelli morreu após ficar em estado grave por ter sido atingida por garrafa de vidro - Foto: Reprodução

Conforme alguns autores, a evolução social é uma teoria da antropologia que afirma que toda sociedade começa de forma primitiva e evolui ao longo do tempo. Segundo esta teoria, toda sociedade, quando inicia, possui uma forma de se apresentar mais animalesca e, gradativamente, vai atingindo o desenvolvimento, se tornando assim mais civilizada. 

Portanto, as sociedades evoluem ao longo do tempo. Porém, esta teoria não se aplica quando se trata de torcedor do futebol brasileiro, que a cada rodada de um campeonato aumenta a violência, tanto nos estádios quanto no seu entorno. Continuam em estado primitivo. 

O torcedor brasileiro, quando segue para uma praça esportiva, com certeza absoluta não tem em mente a ideia de assistir a um jogo de futebol. Provavelmente estão seguindo para uma batalha campal, uma guerra onde quem não estiver com as cores de sua agremiação não é um mero adversário esportivo, mas sim um inimigo de morte. 

Com o crescimento das torcidas organizadas, que se assemelham mais a quadrilhas organizadas, a rivalidade deixou de ser entre os clubes no campo de jogo e passou a ser entre as torcidas, que até marcam encontros pelas redes sociais para o entorno da praça esportiva e até mesmo em locais mais distantes, com a finalidade se digladiarem e praticarem todo tipo de crimes! 

Atualmente, no tão esperado jogo entre Palmeiras X Flamengo, pela 14º rodada do Brasileirão 2023, uma jovem torcedora do Palmeiras, Gabriela Anell, com 23 anos de idade, vítima de uma briga entre torcedores das duas torcidas, foi atingida por uma garrafa lançada por um dos vândalos travestido de torcedor e vindo a óbito algumas horas depois. 

Este malfeitor nunca levou em conta simplesmente ir ao estádio torcer pelo seu time e nunca respeitou a vida dos seus semelhantes. A sua imbecilidade incomensurável o levou a se envolver com sua quadrilha organizada para externar todos os seus demônios, toda sua ira que estava incrustada dentro deste estúpido. 

Por que está violência a cada dia aumenta? Culpa da permissividade brasileira que não toma as devidas providências cumprindo o seu papel prendendo os agressores, julgando-os e condenando-os a uma pena, sanção esta que deve ser literalmente cumprida. Punir os clubes cujo as torcidas estejam envolvidas nestas barbáries, entre outras infrações. 

Conforme informa a Secretaria de Segurança Pública, estes casos de violência aumentam consideravelmente a cada rodada. Assim como a inquisição teve fim, a escravidão também, esta violência está nos direcionando para, a médio prazo, também ver a morte do futebol. 

Alberto Peixoto

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JossimarHá 2 anos Cachoeira baFutebol é tão apaixonante que precisa da colaboração de todos para a separação do "joio do trigo". Encontrar uma forma inteligente para banir esses animais, principalmente no antro das torcidas organizadas.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.