Domingo, 28 de Dezembro de 2025 12:09
75 98160-8722
Política Artigo

A Democracia Plena

Artigo por Alberto Peixoto

07/07/2023 21h16
Por: Boca de Forno
Foto: MESSALA CIULLA/ Pexels
Foto: MESSALA CIULLA/ Pexels

 

Uma democracia plena, segundo o The Economist, “é uma nação onde as liberdades civis e as liberdades políticas fundamentais não são apenas respeitadas, mas também reforçadas por uma cultura política que conduz ao crescimento dos princípios democráticos”.

A democracia surgiu no século VI a.C. Nesta época o conceito de democracia era baseado no poder do povo e tinha como valores a igualdade perante a lei, a igualdade no falar e a igualdade no poder.

Em Atenas, a democracia se limitava aos homens nascidos em Atenas, filhos de pai e mãe atenienses e não se aplicava às mulheres menores de 18 anos, escravos e estrangeiros. 

A democracia plena nunca existiu, haja vista que os Estados Unidos da América, país considerado o mais democrático do planeta, está sempre interferindo na soberania de outros países. Suas eleições são indiretas. Inclusive, nas eleições de 2016, a candidata à presidência da república mais votada foi Hilary Clinton, mas quem foi eleito foi Donald Trump.

Neste mesmo ano, aqui no Brasil, um golpe de estado foi desfraldado contra a presidente Dilma Rousseff através de um impeachment sem crime de responsabilidade – nada foi provado – e, neste mesmo dia, o então deputado miliciano Jair Messias Bolsonaro exaltou o ditador Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel ex-chefe dos centros de torturas e assassinatos de pessoas que se opunham à ditadura militar. Ele não foi sequer advertido e muito menos preso.

A sessão continuou como se nada tivesse acontecido e em 2018, este mesmo subversivo Jair Bolsonaro, foi eleito presidente da República através de um esquema elaborado pela direita radical, apoiada pelo juiz biltre Sérgio Moro em parceria com Bolsonaro e seus comparsas e toda a “grande” imprensa brasileira.

Vivemos em um pais onde três bilionários cometem uma fraude contábil em torno de 40 bilhões e, com certeza absoluta, vão ficar impunes. Nada vai acontecer. Enquanto uma mãe, por estar desempregada, furta um pacote de miojo – macarrão instantâneo – e vai presa.

Diante destes fatos e de diversos exemplos de impunidade que ocorrem neste país, o que significa uma democracia plena?

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.