Quarta, 30 de Julho de 2025 21:09
75 9 9702 9169
Entretenimento Micareta 2023

Micareta de Feira conta com serviço para denúncias de racismo e intolerância religiosa

Combate ao racismo e à intolerância religiosa

21/04/2023 20h21
Por: Engledy Silva Fonte: Boca de Forno News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela realiza atendimento preventivo, acolhimento e acompanhamento de casos de violação de direitos nas esferas racial e religiosa na Micareta de Feira. 

 

“Nossa presença aqui faz parte de uma campanha que fazemos nas festas populares, folia sem racismo.  Nós temos uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogados(as) e psicólogos(as)  que dão o encaminhamento de denúncias de racismo e intolerância religiosa que possam ocorrer no circuito da festa”, explica a titular da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães. 


O ônibus está estacionado na Avenida João Durval, transversal da Presidente Dutra, próximo aos Correios. De quinta a sábado, o atendimento acontece das 18h às 22h, e no domingo, das 11h às 20h.  

“No Micareta não há espaço para violência de qualquer cunho. O racismo é crime e assim ele será tratado. O importante da festa é se dividir e respeitar as pessoas do jeito que elas são” completa a Ângela. 

 

Conforme a titular da Sepromi, a campanha também tem caráter educativo e espaço para esclarecer e orientar. “O racismo é qualquer tentativa de depreciar ou diminuir as pessoas devido a sua cor da pele ou seu pertencimento étnico-racial. A lei diz que é caracterizado crime de racismo quando você utiliza o argumento de cor ou raça para depreciar uma coletiva inteira. Já a injúria racial é direcionada a uma pessoa. É um crime imprescritível e inafiançável. A intolerância religiosa é a discriminação por motivo da confissão religiosa da pessoa”, pontuou.

Materiais informativos serão distribuídos no circuito oficial da festa para alertar a população que racismo é crime e deve ser denunciado e punido.

Quem for vítima de algum crime desse caráter pode denunciar no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que está funcionando na Avenida Presidente Dutra, das 15h às 23h, por meio dos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011 ou em qualquer delegacia de polícia. 

 

Até o momento nenhuma ocorrência foi registrada. 


Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.