O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre risco de ficar fora das disputas eleitorais em 2026 e 2030 para qualquer cargo. Isso porque, a conduta de Bolsonaro à frente do Brasil está sendo contestada por partidos, ex-candidatos e coligações em pelo menos 16 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes). As informações são do portal Metrópoles.
O ex-mandatário da República é acusado de abuso de poder econômico e político, além de uso indevido dos meios de comunicação social. As denúncias já tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob relatoria do corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Algumas têm decisão liminar já proferida, mas todas ainda estão pendentes de resolução do mérito.
Conforme o site, algumas das ações que podem deixá-lo inelegível já estão em fase de oitivas, como a que ouviu o então ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em 19 de dezembro.
Por quase duas horas, o chanceler depôs presencialmente, na sede da Corte, em Brasília, sobre a reunião que o então presidente Jair Bolsonaro esteve com diplomatas no dia 18 de julho, no Palácio da Alvorada.
Na reunião, o mandatário da República à época levantou suspeitas sobre as urnas eletrônicas e repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais. O ato foi interpretado como propaganda eleitoral antecipada, uma vez que o encontro aconteceu em período eleitoral. Nesse caso, Bolsonaro é investigado pela prática de propaganda antecipada irregular.
As outras ações ainda em julgamento acumulam vídeos, provas, falas, testemunhas sobre a possibilidade de Bolsonaro ter usado o cargo que exercia em seu favor, causando assim desequilíbrio na disputa eleitoral.
Eleições 2026 Candidatos ficam proibidos de participar de inaugurações a partir deste sábado (4)
Resposta Jerônimo Rodrigues comenta apoio de José Ronaldo a Flávio Bolsonaro e destaca legado do PT em Feira de Santana
Eleições 2026 Prefeito José Ronaldo confirma voto em Flávio Bolsonaro para a Presidência e defende união da oposição no segundo turno
Eleições 2026 Paraná Pesquisas/BN: Rui mantém liderança em intenções de voto para o Senado na Bahia; Wagner registra queda
Pesquisa Atlas/Bloomberg: Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turno; veja números
Política ACM Neto nega ataque a prefeitos, projeta eleição presidencial polarizada e defende maior participação feminina na política 
Mín. 19° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 29°
Parcialmente nublado


