Segunda, 29 de Dezembro de 2025 04:10
75 98160-8722
Política Artigo

O egoísmo do empresário brasileiro

Por Alberto Peixoto

18/11/2022 21h29 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno
Divulgação
Divulgação

 

Colocar seus hábitos, seus interesses, desejos, opiniões e necessidades em primeiro lugar, causando prejuízos ou desvantagens às pessoas, é a pratica mais violenta do egoísmo. Desde criança ouvimos nossos pais dizer que o egoísmo é ruim e que devemos sempre compartilhar e sempre enfocar em algo além de si. Vivemos em coletividade.

Infelizmente a economia de mercado possibilita o afloramento acentuado do individualismo, marca registrada do capitalismo selvagem. Através deste comportamento individualista, o empresariado brasileiro se auto beneficia, não se importando com as necessidades das pessoas, inclusive de seus colaboradores.

Ao investir em sua empresa, buscando maximizar o retorno sobre o capital investido, em nenhum momento leva em conta as dificuldades da sociedade. A lei é “pagar o mínimo e ganhar o máximo”, independente de quem vai ser prejudicado. Com certeza ele não está contribuindo para que as vidas dos outros melhorem.

Não existe nada mais deplorável do que o egoísmo empresarial que só foca em si e em sua empresa. É exemplo disso o apoio dos empresários brasileiros às medidas desumanas do atual governo brasileiro, sequestrando os direitos do trabalhador assegurados pela Constituição Federal. Grande parte da população brasileira, há algum tempo, já sente no bolso, na panela e no seu dia a dia a perda dos seus direitos trabalhistas.

Espera-se que a partir de 01 de janeiro de 2023 esta prática absurda passe a ser, no mínimo, moderada.

Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.