Segunda, 29 de Dezembro de 2025 04:13
75 98160-8722
Política Após as eleições

União Brasil deve se reunir para discutir posição no Congresso

O União Brasil tem quadros importantes que fazem oposição a Lula, como o senador eleito Sérgio Moro e ACM Neto.

16/11/2022 07h42
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O partido de ACM Neto, o União Brasil, deve se reunir ainda nesta semana para definir se apoia ou não o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, a maioria da bancada federal do União Brasil defende apoiar o novo presidente, e aceitaria compor o governo com cargos de primeiro e segundo escalões. O partido elegeu 59 deputados federais e terá dez senadores a partir de 2023. Essa é também a posição do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar.

O partido, no entanto, tem quadros importantes que fazem oposição a Lula, como o senador eleito Sérgio Moro e ACM Neto, que é secretário-geral da legenda. A tendência é que o partido abra exceções nesses casos, para que possam continuar se manifestando contrariamente ao futuro governo.

Na imprensa nacional, a informação que circula é de que ACM Neto quer que Lula apoie um nome do União Brasil para presidência da Câmara dos Deputados, em troca do apoio do partido ao novo governo. Líder do União Brasil, o deputado federal baiano Elmar Nascimento estaria defendendo, entretanto, que a sigla apoie a reeleição de Arthur Lira (PP).

Elmar não tem descartado, porém, a possibilidade de o União Brasil apoiar o governo Lula. "Só vamos discutir o posicionamento político (do União Brasil) na segunda quinzena de novembro. Mas, para discutir ser base, precisa de convite, o que não houve até agora", disse ele.  "Só posso falar pela bancada quando houver uma deliberação", acrescentou.

Na semana passada, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também não tem rejeitado a hipótese da sigla integrar a base lulista. "Nós vamos nos posicionar no que for melhor para o país", afirmou. Já ACM Neto tem dito que a posição do partido só sairá “no momento certo”. “É incrível como alguns veículos de comunicação especulam sobre minha posição e usam meu nome sem sequer me ouvir. O União Brasil, no momento certo, vai decidir, ouvindo os seus membros, o mais adequado posicionamento para o partido”, escreveu, em uma publicação no Twitter.

O deputado federal Leur Lomanto Júnior defende que o União Brasil seja independente da Câmara dos Deputados. "Como parlamentar reeleito pelo União Brasil, posso dizer que esse tema não foi discutido com os parlamentares, mas defendo que o partido tenha autonomia para dialogar sobre os temas que sejam importantes para o Brasil. Que o União Brasil contribua com as pautas que julgar serem positivas, mas também tenha liberdade para criticar e discordar das propostas que venham a prejudicar o país e que sejam divergentes aos seus princípios e bandeiras", opinou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.