Alvo de críticas por viajar no jato de um empresário para participar da COP27, no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alertado por aliados sobre o custo político da decisão.
Conforme apurou a Folha de S. Paulo, interlocutores próximos do petista afirmaram que ele sabia dos riscos, mas optou por viajar no avião alegando necessidade, visto que não há previsão orçamentária para custear o transporte do presidente eleito na transição.
Com o fim do período eleitoral, não é permitido recorrer ao fundo eleitoral reservado às campanhas. O PT, por sua vez, tampouco teria recursos para financiar esta e outras viagens de Lula programadas para antes da posse.
Segundo o jornal, uma alternativa seria pedir uma aeronave ao governo Bolsonaro, mas a opção foi logo descartada, por questões de segurança. Pelo mesmo motivo, também foi rechaçada a possibilidade da viagem em voo comercial, pelo perigo do tumulto que poderia causar a presença de Lula em aeroporto e avião, sobretudo em meio aos atos golpistas pós-eleições.
Aliados afirmaram ainda que outras hipóteses foram apresentadas durante reuniões preparatórias para a ida à COP27, mas, por fim, venceu a opção da carona no avião do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.
Em entrevista ao jornal, um aliado disse que o mal estar poderia ter sido evitado, mas, segundo ele, Lula estaria “muito espontâneo”, tomando decisões por impulso, sem medir as consequências.
Diante da situação, petistas têm evitado tocar no assunto e o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), tentou minimizar o caso. “A informação que tenho é que não é emprestado, [o empresário] está indo junto para COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião, estão indo mais pessoas”, disse ele nesta segunda-feira (14), ao ser indagado sobre o tema.
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



