Segunda, 29 de Dezembro de 2025 04:17
75 98160-8722
Política Política

Lula foi alertado sobre custo político de carona em jato de empresário para a COP27

Decisão se deu em meio a impasses relacionados a questões de segurança e à falta de previsão orçamentária para bancar viagens de presidentes eleitos

15/11/2022 13h49 Atualizada há 3 anos
Por: Boca de Forno Fonte: Bahia.ba
Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

 

Alvo de críticas por viajar no jato de um empresário para participar da COP27, no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alertado por aliados sobre o custo político da decisão.

Conforme apurou a Folha de S. Paulo, interlocutores próximos do petista afirmaram que ele sabia dos riscos, mas optou por viajar no avião alegando necessidade, visto que não há previsão orçamentária para custear o transporte do presidente eleito na transição.

Com o fim do período eleitoral, não é permitido recorrer ao fundo eleitoral reservado às campanhas. O PT, por sua vez, tampouco teria recursos para financiar esta e outras viagens de Lula programadas para antes da posse.

Segundo o jornal, uma alternativa seria pedir uma aeronave ao governo Bolsonaro, mas a opção foi logo descartada, por questões de segurança. Pelo mesmo motivo, também foi rechaçada a possibilidade da viagem em voo comercial, pelo perigo do tumulto que poderia causar a presença de Lula em aeroporto e avião, sobretudo em meio aos atos golpistas pós-eleições.

Aliados afirmaram ainda que outras hipóteses foram apresentadas durante reuniões preparatórias para a ida à COP27, mas, por fim, venceu a opção da carona no avião do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.

Em entrevista ao jornal, um aliado disse que o mal estar poderia ter sido evitado, mas, segundo ele, Lula estaria “muito espontâneo”, tomando decisões por impulso, sem medir as consequências.

Diante da situação, petistas têm evitado tocar no assunto e o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), tentou minimizar o caso. “A informação que tenho é que não é emprestado, [o empresário] está indo junto para COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião, estão indo mais pessoas”, disse ele nesta segunda-feira (14), ao ser indagado sobre o tema.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.