Terça, 05 de Agosto de 2025 15:51
75 9 9702 9169
Cultura Crônica

A inquisição brasileira

Por Alberto Peixoto

24/09/2022 09h18 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Alberto Peixoto
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Durante a Idade Média a igreja mandava e desmandava na economia, no poder político, no militar, no poder religioso e espiritual, na cultura e nas artes, durante diversos séculos sob a égide da Inquisição, onde quem era contra os interesses da igreja eram classificados como bruxos, hereges, queimados vivos ou enforcados.

A Idade Média compreende o período entre os anos 476 e 1453. A Inquisição Medieval ocorreu nos séculos 13 e 14 e a Moderna durou do século 15 ao 19, instalando tribunais sempre que surgiam casos de heresias.

Nos dias de hoje, século XXI, comportamentos como o da Inquisição ainda acontecem em nosso país. Atualmente, quem não é a favor de Bolsonaro ou quem se coloca apoiador do ex-presidente Lula corre o risco se ser agredido e até ser torturado e assassinado.

Um apartamento com a bandeira de Lula é alvejado a tiros em Recife; pesquisador do Data Folha é agredido com socos e chutes por Bolsonarista; seguidores de Bolsonaro agridem idoso apoiador de Lula em Areia Branca/RN. Esta vai ser a eleição do ódio contra a razão

Entre tantas ocorrências de violência nestes últimos meses que antecedem as eleições, a que mais chamou atenção foi o assassinato de Marcelo Arruda, durante a sua festa de aniversário na cidade de Foz do Iguaçu. A comemoração era realizada na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (Arasf).

Segundo a Polícia Civil, o atirador era um dos integrantes da diretoria deste clube social.

Assim como o guarda municipal Marcelo Arruda foi julgado e condenado pelo tribunal inquisidor Bolsominion, chefiado pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, outros simpatizantes do PT – Partido dos Trabalhadores – estão correndo risco de morte.

Os seguidores de Bolsonaro desempenham hoje o papel de carrascos do período inquisitório, que teve como um dos mais temíveis mandatários o frade espanhol Tomás Torquemada. Nos dias de hoje, nenhum simpatizante de candidatos de esquerda está livre da Inquisição Bolsonariana. Este pleito, com certeza, vai ser o mais violento dos últimos anos.

Atualmente estes carrascos foram ressuscitados pelos apelos insanos do “Messias” que, mesmo com seu chamado irresponsável, vê suas fileiras serem gradativamente reduzidas.

Marcelo Arruda era tesoureiro do PT na cidade de Foz do Iguaçu.

Entre os principais nomes que foram julgados pelos tribunais da Inquisição e condenados pela justiça secular à morte na fogueira, encontram-se Giordano Bruno, pai da filosofia moderna e Joana D’Arc.

Por Alberto Peixoto

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.