Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (31) mantém Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente, com 42% dos votos se as eleições fossem hoje. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) segue também na segunda colocação, com 32%, ou 12 pontos percentuais atrás. Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa ouviu 2 mil eleitores com mais de 16 anos, entre 25 e 28 deste mês, em entrevistas presenciais. A margem de confiança é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Os percentuais se referem à pesquisa estimulada. Neste cenário, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) foi citada por 3% dos entrevistados, enquanto Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) empatam com 1% das intenções de voto. Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB) e Léo Péricles (UP) não pontuaram. Os indecisos totalizaram 6% dos consultados, enquanto brancos, nulos e não vai votar tiveram 5% das citações.
Os dois primeiros colocados oscilaram um ponto percentual para baixo em relação a sondagem de 17 de agosto, dentro da margem de erro, e retomaram os percentuais divulgados no dia 3 deste mês. O levantamento da Genial Quaest mediu ainda a consolidação do voto. Segundo 65% dos entrevistados, a intenção é definitiva. Para 33%, a opção pode mudar e 2% não responderam.
Na espontânea, apenas três presidenciáveis pontuaram. Lula tem 32%, contra 25% de Bolsonaro e 3% de Ciro Gomes (PDT). Brancos, nulos e não pretende votar tiveram 2% das citações e 37% se declararam indecisos. A nova rodada da Genial Quaest foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00585/2022.
2º turno
Na simulação do segundo turno, Lula venceria Bolsonaro com 51% dos votos, contra 37% do adversário do PL. Brancos/nulos e não pretende votar soma 9%, ante 4% de indecisos. Nesta situação, o petista mantém a mesma pontuação pela terceira rodada seguida, enquanto o candidato à reeleição recuou um ponto, dentro da margem de erro.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



