Segunda, 29 de Dezembro de 2025 17:53
75 98160-8722
Política Eleições 2022

Número de pesquisas na Bahia dobra em relação a 2018

O número de pesquisas de opinião sobre o cenário eleitoral da Bahia mais do que dobrou em 2022 na comparação com o pleito de há quatro anos .

25/08/2022 07h53
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução / TRE-SC
Foto: Reprodução / TRE-SC

O número de pesquisas de opinião sobre o cenário eleitoral da Bahia mais do que dobrou em 2022 na comparação com o pleito de há quatro anos, segundo levantamento feito pela Tribuna a partir dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

De acordo com os números disponibilizados pela Justiça Eleitoral, em 2018, quando o governador Rui Costa (PT) se reelegeu, foram realizadas 13 sondagens de opinião sobre o pleito daquele ano. Já, na eleição deste ano, que começou na semana passada, já foram feitas 29 pesquisas. A corrida eleitoral deste ano é marcada pelo retorno do Datafolha, instituto de pesquisa do Grupo Folha. A empresa não promovia consultas no estado desde 2010, quando Jaques Wagner (PT) foi reconduzido ao posto de governador. 

Contratada pela Rádio Metrópole, o Datafolha tem a previsão de realizar quatro pesquisas sobre o cenário eleitoral baiano. Dos 29 levantamentos feitos sobre a eleição deste ano, três foram realizados antes de o então secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ser confirmado como candidato do PT ao governo da Bahia. Isso só ocorreu em 11 de março. Antes sondagens anteriores, traziam o senador Jaques Wagner (PT) como o postulante governista. 

O instituto Séculus Consultoria e Assessoria é campeão em pesquisas na Bahia. Foram feitas, até agora, sete levantamentos. Uma consulta foi suspensa pela Justiça Eleitoral por não especificar os bairros e municípios onde os eleitores foram consultados. A empresa tem mostrado o candidato do União Brasil, ACM Neto, como líder na disputa eleitoral. Depois do Séculus, Opnus e Real Time Big Gata fizeram quatro pesquisas no estado, cada um. 

Quaest, contratada pelo banco Genial, fez três consultas, assim como o instituto Nervera e Paraná Pesquisas. Já as empresas MM Ideia, Datafolha, Orbis, Franca e Ipec (ex-Ibope) registram uma pesquisa, cada uma. O Ipec foi contratado pela TV Bahia, e a previsão é que o resultado seja divulgado na próxima sexta-feira. 

Diferentemente dos demais, os institutos Orbis e Nervera têm apontado que ACM Neto e o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, estão bem próximos e, às vezes, empatando. O que feito o petista e os aliados comemorarem. Enquanto isso, ACM Neto e os correligionários celebram o resultado das outras sondagens de opinião, que mostram o ex-prefeito soteropolitano como líder absoluto na corrida pelo governo da Bahia. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.