O número de pesquisas de opinião sobre o cenário eleitoral da Bahia mais do que dobrou em 2022 na comparação com o pleito de há quatro anos, segundo levantamento feito pela Tribuna a partir dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com os números disponibilizados pela Justiça Eleitoral, em 2018, quando o governador Rui Costa (PT) se reelegeu, foram realizadas 13 sondagens de opinião sobre o pleito daquele ano. Já, na eleição deste ano, que começou na semana passada, já foram feitas 29 pesquisas. A corrida eleitoral deste ano é marcada pelo retorno do Datafolha, instituto de pesquisa do Grupo Folha. A empresa não promovia consultas no estado desde 2010, quando Jaques Wagner (PT) foi reconduzido ao posto de governador.
Contratada pela Rádio Metrópole, o Datafolha tem a previsão de realizar quatro pesquisas sobre o cenário eleitoral baiano. Dos 29 levantamentos feitos sobre a eleição deste ano, três foram realizados antes de o então secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, ser confirmado como candidato do PT ao governo da Bahia. Isso só ocorreu em 11 de março. Antes sondagens anteriores, traziam o senador Jaques Wagner (PT) como o postulante governista.
O instituto Séculus Consultoria e Assessoria é campeão em pesquisas na Bahia. Foram feitas, até agora, sete levantamentos. Uma consulta foi suspensa pela Justiça Eleitoral por não especificar os bairros e municípios onde os eleitores foram consultados. A empresa tem mostrado o candidato do União Brasil, ACM Neto, como líder na disputa eleitoral. Depois do Séculus, Opnus e Real Time Big Gata fizeram quatro pesquisas no estado, cada um.
Quaest, contratada pelo banco Genial, fez três consultas, assim como o instituto Nervera e Paraná Pesquisas. Já as empresas MM Ideia, Datafolha, Orbis, Franca e Ipec (ex-Ibope) registram uma pesquisa, cada uma. O Ipec foi contratado pela TV Bahia, e a previsão é que o resultado seja divulgado na próxima sexta-feira.
Diferentemente dos demais, os institutos Orbis e Nervera têm apontado que ACM Neto e o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, estão bem próximos e, às vezes, empatando. O que feito o petista e os aliados comemorarem. Enquanto isso, ACM Neto e os correligionários celebram o resultado das outras sondagens de opinião, que mostram o ex-prefeito soteropolitano como líder absoluto na corrida pelo governo da Bahia.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



