Sexta, 29 de Março de 2024 04:20
75 9 9702 9169
Feira de Santana Novo Centro

Feira terá cabeamento de telecomunicações subterrâneo no Novo Centro

As empresas terão prazo de seis meses para se adequar.

16/08/2022 08h06
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / FSA
Foto: Izinaldo Barreto
Foto: Izinaldo Barreto

A partir de agora, todo o cabeamento aéreo (fiação) de telecomunicações nas vias da 1ª etapa de requalificação do Centro de Feira de Santana deverão ser instalados na moderna infraestrutura de vala técnica subterrânea. A Prefeitura de Feira estabeleceu a obrigatoriedade às empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos, estatais ou prestadoras de serviços através de decreto publicado na última quinta, 11.

As empresas terão prazo de seis meses para se adequar. Ainda conforme o decreto, caberá à Funtitec (Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa) delimitar a quantidade e localização dos dutos que serão utilizados pelas empresas, bem como a gestão e fiscalização.

Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Brito, além da modernização da área central da cidade, a medida adotada pelo Governo Municipal visa “prevenir incêndios na rede da Coelba [Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia], bem como reduzir a poluição visual”.

Só poderão utilizar a infraestrutura as empresas cadastradas pela Funtitec. Assim como era pago à Coelba, a partir de agora os valores serão destinados aos cofres públicos.

Ao todo, 12 quilômetros de valas técnicas se estendem por 19 ruas e nas avenidas Senhor dos Passos, Presidente Dutra, Marechal Deodoro e Sampaio, além da praça Dom Pedro II (Nordestino). A remoção da fiação aérea fixada em poste, fachada ou estrutura similares nestas vias fica a cargo das empresas concessionárias e permissionárias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.