O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, Josué de Oliveira, mais conhecido como Joca (PP), falou sobre o aniversário de emancipação política da cidade, comemorado na Casa Legislativa. A cidade faz 138 anos, data que foi comemorada com uma sessão solene na Casa. “Estamos muito felizes. Vivemos em uma cidade que tem um povo hospitaleiro, pessoas humildes e compreensivas. São Gonçalo é amada por todos”. Ele destacou ainda que as pessoas que vem de foram sempre dizem que São Gonçalo a cidade é tão boa que o seu ar pode até curar enfermos.
As comemorações pelo aniversário da cidade aconteceram na Câmara e a participação foi maior do que o presidente esperava. “O espaço é grande, mas acabou não dando para colocar todas as pessoas. Percebemos no semblante das pessoas a vontade de estar aqui hoje, de participar”.
Foram ainda homenageados pela Câmara neste dia festivo cidadãos sangonçalenses e autoridades locais. “As homenagens concedidas foram realmente para quem merecia. São pessoas que deram a sua contribuição para a cidade. Tomara que sirvam como exemplo e na próxima sessão solene estejamos homenageando outras pessoas”.

Executivo x Legislativo
Joca falou ainda sobre a convivência entre esses dois poderes. Ele disse que a Casa tem dado o melhor. “Entendemos que, independente de a divergências políticas, precisamos ter responsabilidade. É isso que essa Casaasa tem feito e em prol do povo e da nossa cidade”.
Prefeito presente

O prefeito Tarcísio Pedreira (Solidariedade) também esteve presente na sessão que comemorou a emancipação política da cidade. Ele disse estar feliz por ter a oportunidade de participar de uma sessão solene que, entra no calendário do dia do aniversário da cidade, como prefeito. “No ano passado não podemos participar da sessão porque não aconteceu por conta do da pandemia, portanto é o meu primeiro dia. E, como prefeito, participando de uma data tão importante, um dia histórico para São Gonçalo 138º aniversário dia que isso acontece”.
Ele disse que ter a oportunidade de ver o povo vindo, enchendo a Câmara de Vereadores, participando desse momento histórico, porém político. A emancipação vem acompanhada da palavra política. É o dia em que ela cidade se liberta, se separa, se emancipa da então sede, que era o município de Cachoeira”.
Logo após, Tarcísio foi a inauguração de duas obras, a do posto médico da Boa Hora e a reforma da cobertura do Centro de Abastecimento. “Tenho a mais absoluta convicção que estamos cumprindo a nossa missão enquanto prefeito. Meu desejo como prefeito é que a cada ano o município de São Gonçalo seja cada vez mais forte, sendo cada vez mais respeitado, estando cada vez mais em evidência no cenário da Bahia. A minha luta diária é essa, fazer resgatar a autoestima da nossa gente, fortalecer a nossa identidade e unidade também enquanto povo”.
História da cidade
O prefeito diz que são 138 anos de emancipação política da cidade, porém são mais de três séculos de história. “Já existem relatos no século XVI de que por aqui passavam bandeirantes, inclusive com devotos de São Gonçalo de Amarantes, cidade de Portugal. Temos relatos de que por aqui passou Dom Pedro II. A nossa Igreja tem mais de 300 anos. Agradecemos a todos aqueles que não estão aqui mais, mas que fizeram parte dessa construção”.
Seu Governo
Há um ano e sete meses no cargo de prefeito, Tarcísio destaca que esse tempo foi de muita luta diária. São dias e noites, dormindo e acordando, muitas vezes não dormindo, pensando no que fazer para conseguir fazer tudo que pensamos. Quatro anos passa rápido, eu sonhei um dia ser prefeito da minha terra para dar o meu melhor e assim temos feito”.
Ele ressalta que quando assumiu a cidade não tinha Prefeitura. “O prédio da Prefeitura estava abandonado. Nós entregamos no aniversário do ano passado a restauração do prédio da Prefeitura. Hoje conseguimos, no mês de aniversário, devolver Cineteatro, que é um prédio também histórico da cidade e foi devolvido na semana passada com apresentação inclusive de um de uma peça teatral de Feira de Santana, de um personagem mitológico chamado Lucas da Feira”.
Para ele, o saldo até aqui é positivo. “Obviamente que não conseguimos fazer tudo que pensamos, mas estamos elegendo prioridades e buscando fazer o melhor podemos”, finalizou.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



