Nesta sexta-feira (15), o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, participou de mais uma edição do Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento, em Natal (RN). Com o objetivo de discutir ações e projetos para o desenvolvimento da região, o evento promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu os presidentes das associações municipalistas dos estados nordestinos.
Na ocasião, Zé Cocá solicitou dos líderes municipalistas o apoio para mobilizar os deputados nordestinos, membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para aprovarem o relatório da PEC 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal do INSS dos municípios. A proposta de autoria do deputado federal Cacá Leão foi relatada pelo deputado Paulo Azi, ambos da Bahia. A PEC está na pauta de votação da CCJ aguardando apreciação.
"Contamos com o importante apoio das associações na coleta de assinaturas para protocolar a PEC e agora, não tenho dúvidas de que juntos, vamos conseguir aprovar na CCJ a admissibilidade desta matéria essencial para o equilíbrio fiscal dos pequenos municípios brasileiros, sobretudo os do Nordeste. Nas últimas duas décadas, as prefeituras tiveram os serviços ampliados e precisaram aumentar o quadro de pessoal, mas as obrigações com a previdência vêm tirando a capacidade de investimento dos municípios. É um recurso que deixamos de investir no social e na infraestrutura para pagar uma alíquota incompatível com a realidade local", explica Zé Cocá.
O Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento também contou com representantes do DNOCS e Codevasf para discutir obras estruturantes para o Nordeste brasileiro e ações de combate à seca.
POLITICA Petrônio Lima participa celebração ao Dia da Bíblia na ALBA
Bahia Produção Mineral Baiana Comercializada cresce mais de 68% em maio de 2022
Bahia Matriz elétrica da Bahia é majoritariamente renovável, com maior contribuição da fonte eólica
BAHIA Agricultura da Bahia tem novo recorde: safra da soja supera 7 milhões de toneladas
BAHIA Rui defende democracia e justiça como pilares para sociedade desenvolvida
Bahia “O grande desafio da classe trabalhadora é barrar a onda de perdas de direitos e precarização da mão-de-obra”, afirma dirigente da CUT na Bahia

Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsas



