Terça, 16 de Agosto de 2022 19:06
75 9 9702 9169
Cultura CULTURA

Bando Anunciador é inserido no calendário oficial de festas populares de Feira de Santana

Evento não acontece em 2022

01/07/2022 12h21
Por: Reginaldo Junior Fonte: Redação
Foto: Edvan Barbosa
Foto: Edvan Barbosa

O Bando Anunciador de Sant’Ana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) passa a fazer parte do calendário oficial de festas populares de Feira de Santana. A novidade, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (28), é fruto do Projeto de Lei nº 018/2022, de autoria do vereador Sílvio de Oliveira Dias. 

Para a professora Amali Mussi, reitora em exercício da Uefs, este é um reconhecimento importante. “Recebemos essa notícia com muita felicidade! O Bando Anunciador tem uma potência histórica e cultural, é um evento prestigiado na cidade e merece esse destaque. Ações como esta nos mostram o quanto estamos no caminho certo, mantendo o nosso compromisso de fomentador cultural e artístico”, disse. 

O Bando Anunciador, festa popular e tradicional, foi resgatado por iniciativa da Uefs em 2007. Hoje o evento é composto por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes. Na última edição, em 2019, o Bando reuniu cerca de 40 mil pessoas, o que evidencia a grande proporção que a festa ganhou. 

“Nós em diversas ocasiões já vínhamos dizendo que o Bando já não era mais um evento apenas do Cuca e da Uefs, mas sim da cidade, na medida em que é impossível realizar o Bando sem o envolvimento, sem engajamento efetivo e comprometido da Prefeitura e de outros órgãos, como Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ver o Bando incluso no calendário oficial de festas populares de Feira de Santana favorece e facilita esse comprometimento e engajamento dos órgãos e dos poderes públicos pra que esse evento continue sendo feito de forma segura e enriquecedora pra nossa cultura”, ressaltou Aldo Morais, diretor do Cuca.

Bando Anunciador não acontece em 2022

 De acordo com a comissão organizadora do Bando Anunciador, o evento começa a ser preparado sempre no início do ano e essa é uma das razões pelas quais o evento não acontecerá este ano. 

“Exatamente por ser um evento que vem ganhando uma proporção muito significativa ao longo dos últimos anos, com grande volume de pessoas, a complexidade que envolve a realização do Bando requer um planejamento com muita antecedência, normalmente as tratativas são iniciadas em fevereiro, e neste ano em fevereiro ainda tínhamos um cenário pandêmico muito comprometedor. Em maio, quando o Estado e a Prefeitura autorizaram programações de maior porte, nós não tínhamos mais tempo hábil para realizar todas as reuniões necessárias para que o evento ocorresse com a segurança necessária”, explicou o diretor do Cuca, Aldo Morais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.