
Participando da quinta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, neste domingo (29), o deputado estadual Angelo Almeida (PSB) explicou que, para contemplar uma necessidade do Lago Pedra do Cavalo, começou a trabalhar uma estratégia para contribuir com o desenvolvimento sustentável do local. “Esta é uma bandeira do mandato e começamos a trabalhar com as ideias. A partir daí vimos uma grande oportunidade porque fomos estudar o que que poderia ser atraído para aqui. Descobrimos, por exemplo, que a canoagem é um esporte e a Bahia é protagonista”.
Deputado estadual Angelo Almeida
O deputado destacou que o Estado tem três esportes olímpicos que o representam em mundiais olímpicos e mundiais que é o boxe, o remo e a canoagem. “Rui Costa foi o governador que mais contribuiu com o desenvolvimento do esporte da canoagem a partir da construção de núcleos de canoagem. Esses núcleos são formados especificamente para fazer treinamento, capacitar e qualificar para a formação de atletas de alta performance a partir de oito anos de idade até 18”.
Angelo disse que nesse processo teve o prazer de conhecer a quem ele chamou de pessoas extraordinárias, Camila Lima e Luciana Costa. Ele fez o convite a elas para que pudessem conhecer o Lago Pedra do Cavalo e elas vieram. “Contei muito com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e de lá para cá tudo fluiu bem, a ideia deu certo e eu acho que plantamos a semente. Vamos comemorar em breve uma grande vitória, que é trazer uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro de Canoagem”.
Feira de Santana
Para realizar um campeonato como esse em Feira de Santana, ressalta Angelo, seria necessário primeiro infraestrutura. “Sempre pensei que não poderia essa conquista da etapa baiana se não tivéssemos a visão de longo alcance que era trazer o Campeonato Brasileiro. O Brasil estará aqui em agosto. Precisamos de uma estrutura hoteleira, a culinária, a viabilidade, a logística, o acesso, tudo isso foi pensado e conspirou favoravelmente para que tivéssemos essa conquista”.
Ele disse ainda ter apresentado ao governador Rui Costa uma indicação para que um dos núcleos de treinamento de canoagem para formar os atletas de alta performance seja ali nas margens do Lago, próximo ao Conjunto Viveiros. “É necessário. A Federação faz um trabalho social e ela tem que atrair 100 crianças aproximadamente por dia que saem da escola e depois disso fazem seu treinamento. É daí que surgem os atletas, é aí que vai sendo feita a garimpagem”.
Infelizmente, diz ainda o deputado, houve uma situação que é a necessidade de avaliar a qualidade da água, mas ela destaca que o seu mandato traz também essa responsabilidade de cuidar ambientalmente de Pedra do Cavalo. “Nós já solicitamos ao senador Jaques Wagner (PT) e ele já colocou a emenda de R$ 500 mil para ser feito um estudo pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano não só da qualidade da água como também o estudo das espécies aquáticas que habitam no Lago de Pedra do Cavalo. Socialmente nós estamos perdendo uma posição importante no Lago que é garantir aos pescadores da região o direito ao seguro defesa”.
Pesca esportiva
Angelo disse estar ainda em contato com a Federação de Pesca Esportiva. O sonho do deputado agora é o de trazer um Campeonato Brasileiro de Pesca Esportiva do Tucunaré. “Quando isso acontecer, porque vai acontecer, vamos ver novamente o Brasil vindo todo pra cá porque será um sucesso. Esse lago é um manancial extraordinário. Eu acredito muito que a gente pode impulsionar o turismo, a pesca náutica, o esporte e, sobretudo, a geração de emprego e renda”.
Prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa
Santo Estevão
O prefeito da cidade de Santo Estevão, Rogerio Costa, afirmou que este seria um dia histórico para a cidade, que é o de trazer, pela primeira vez, a canoagem para a população. Ele lembra que já houve um evento no local, mas com competidores de outros municípios. “Tenho certeza que em breve os filhos de Santo Estêvão estarão usufruindo, até porque tem um núcleo de canoagem que vai ser instalado agora. Vamos preparar nossos alunos da rede pública para utilizar esse espaço e a expectativa nossa é que um dia eles consigam colocar uma medalha no peito”.
Ele ressalta que, maior do que a medalha, é a construção do cidadão. “É a cidadania plena, o cidadão o cidadão consciente dos seus deveres, das suas responsabilidades para que possamos viver socialmente bem mais organizado, bem mais harmonioso. É esse sentimento”. Além do esporte e do entretenimento, a geração do emprego e renda que isso também proporciona. “Tudo isso é dentro de um projeto que é de fortalecimento do nosso balneário”.
Essa semana, ele dará a ordem de serviço de mais de R$ 12 milhões para potencializar o balneário. “Esse ponto será um ponto de referência. Não para Santo Estevão, não para o entorno do lago, é para a Bahia mesmo. Quando chega aqui nesse lago, nesse lago que contempla esse espelho d'água, contempla essa natureza, essa paz, não tem preço. É só agradecer a Deus por estar aqui ainda neste mundo, cuidando da vida das pessoas que é o nosso sonho”.
O apoio da Prefeitura para o evento foi, além de dar todo o suporte logístico, toda a infraestrutura, a parte da festa também, o governo bancou toda a questão dos custos. “Não dá para só a federação fazer. É um somatório. Quando conseguimos unir essas forças, tudo dá certo. Tivemos ainda o apoio também do deputado Angelo Almeida, do deputado Eduardo Alencar com emenda parlamentar, junto com Angelo, para poder fazer o núcleo de canoagem”.
O município, ressalta Rogério, está sempre disposto a colaborar com todos aqueles que queiram também ajudar potencializar o evento porque destaca o nome da cidade, dá interesse a outras pessoas a procurarem. “Precisamos aproveitar a divulgação para levar ao conhecimento da população as nossas informações”.
Economicamente, o evento pode ajudar na rede hoteleira do município. “Existem vários investimentos sendo feitos as margens do lago e tudo isso gera turismo. Precisamos acolhe-los. Para acolhe-los precisamos de pessoas e isso já gera empregos e renda. E a economia aquece”.
São João
Como a cidade está bem localizada geograficamente, próxima a cidade de Salvador e Feira de Santana, ele acredita que logo Santo Estevão será um destino do das festas juninas da Bahia. “A expectativa para esse São João, depois de dois anos de pandemia, é saber que a ciência prevaleceu e que a vacina está permitindo que nós estejamos sem máscara, um olhando apra o outro, contagiados pelo sorriso, pelo semblante afirmativo, o reencontro da essência humana que é a vida em sociedade”, finalizou.
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



