Recordando ou não todas as noites sonhamos. Os sonhos estão sempre cercados por mistérios e interpretações mirabolantes, mas será mesmo que eles possuem significados reais? Se você é uma dessas pessoas que já se perguntou o que é sonhar com cobra ou até mesmo ficou com medo de um pesadelo se tornar real, você está no lugar certo. Hoje iremos falar um pouco mais sobre os sonhos e o que eles dizem sobre nós.
As pessoas dizem que mil sonhos representam emoções. E, às vezes, é um alerta para nós. Tem aqueles que não costumam lembrar dos meus sonhos. Há os que já tiveram sonhos mirabolantes e nunca aconteceu nada em nenhum deles. Outros acreditam que alguns sonhos podem sim prever o futuro. Mas será mesmo que existe mensagens através dos sonhos?
A psicóloga e analista do sonho Priscila Dantas diz que o sonho, dentro da psicologia, é percebido como uma manifestação dos pensamentos, dos comportamentos e por isso ele pode trazer muitas características da pessoa e falar muito sobre questões que muitas vezes ela pode até acabar deixando passar no dia a dia dela. “O sonho pode, inclusive, mostrar situações que aconteceram no seu dia, pode expressar desejos, expressando medos”.
Sobre os sonhos prever o futuro, Priscila diz que às vezes as pessoas sonham com algo e isso acontece. Essas pessoas acabam explicando isso de uma forma mais espiritual, sobrenatural, mas existe explicação lógica para isso. “Por exemplo, se você tem uma prova para fazer daqui a um mês e você não estuda para essa prova, a chance de você tirar uma nota baixa, de você ter um desempenho ruim são muito altas, concorda comigo? Se essa pessoa tem uma prova, não se prepara, não estuda, a mente dela vai colocando isso também no sonho. Por esse motivo, ela sonha com essa prova, com o ambiente de prova, sonha até que ela tem o desempenho ruim. Passado esse período, depois de um mês, ela faz a prova e realmente ela tem um resultado ruim”.
Isso foi um aviso sobrenatural, isso foi uma mensagem que foi passada de que isso iria acontecer? Na realidade, conforme a psicóloga, é algo que já estava de acordo com o que essa pessoa estava vivenciando, com os comportamentos dela. “Então esse resultado surgiu também nos sonhos e acabou se concretizando, o que não significa que isso foi um sonho premonitório”.
A psicóloga ressalta que não existem hoje pesquisas que comprovem que os sonhos são capazes de prever o futuro. “As pessoas muitas vezes me perguntam se dá para confiar no significado que o Google dá para os sonhos. Às vezes as pessoas falam que sonhou com cobra e alguém iria trai-la, que iria acontecer alguma coisa ruim e conseguimos tirar o significado do sonho, mas não dessa forma que as pessoas imaginam, de pegar um elemento e dar um significado geral para todo mundo porque mesmo que se sonho com o mesmo elemento ele terá um significado diferente para cada um”.
Para realmente entender o que aquele sonho representa, o que que ele está trazendo, é necessário que se veja ele de uma forma mais individual. “Quando eu estou analisando esses sonhos e terapia, observo a história da pessoa, observo os pensamentos e analiso uma série de fatores que estão envolvidos ali para que esse sonho consiga realmente ser entendido, para que a gente consiga encontrar o significado que vai servir para aquela pessoa e não de uma forma genérica e dessa forma mais generalizada que o Google traz”.
Não tem como fugir dos sonhos. Querendo ou não, em qualquer lugar do planeta, quando alguém fecha os olhos e dorme os sonhos. Priscila diz que muitas pessoas acham que elas não sonham porque elas não lembram desse sonho. “Mas nós temos vários sonhos durante a noite. Só que é muito comum esquecer desses sonhos. Por isso que eu sempre falo para os meus pacientes anotarem os sonhos assim que eles acordam porque pouco tempo depois que você tem esse sonho, você pode esquecê-lo com muita facilidade”.
A psicóloga explica ainda que, quando dormimos, algumas pessoas pensam que passamos por um processo em que o nosso corpo fica muito passivo, quando na verdade é o contrário. O nosso corpo fica muito ativo enquanto dormimos. O nosso cérebro é literalmente lavado para que sejam eliminadas toxinas. E tudo isso que vai acontecendo no nosso cérebro, toda todas as reações químicas que vão ocorrendo durante esse momento em que dormimos, vai contribuindo também para que ocorra uma dificuldade de armazenamento desses sonhos.
“Nosso cérebro precisa naquele momento selecionar as memórias que vão ser mais úteis, que vão ser utilizadas no dia a dia e muitas vezes acaba não tendo esse espaço para guardar todos esses sonhos. E, além dessa questão de o cérebro precisar fazer esse processo seletivo, teremos ainda a influência das emoções, o conteúdo desse sonho, como esse sonho ocorre. Por isso que muitas pessoas acordam no meio de pesadelos e conseguem lembrar com muita facilidade, contar com muitos detalhes porque aquele sonho foi impactante para elas e teve uma carga emocional muito importante. O conteúdo também é muito importante para determinar se a pessoa vai ou lembrar ou não daquele sonho”.
Psicóloga e analista do sonho, Priscila Dantas - Foto: Arquivo pessoal
Conforme a psicóloga, sonhar é imprescindível para manutenção da nossa saúde mental e é importante para os processos terapêuticos de autoconhecimento. O momento em que dormimos é um muito ativo do nosso corpo, em que nos restauramos, onde repomos as energias para o dia seguinte.
“O sonho, por muitas vezes, traz sim questões do nosso dia a dia, questões sobre estresse, sobre ansiedade. Tenho o relato de uma paciente de que ela tinha pesadelos que atrapalhavam o sono dela. Ela não compreendia porque que tinha tantos pesadelos. A medida em que fomos falando sobre esses pesadelos, nos aprofundando um pouquinho mais neles, conseguimos perceber que eles estavam ligados a traumas, a vivências que ela teve no passado e que estavam influenciando hoje não só no sono dela, nessa questão de pesadelos, mas no dia a dia dela. A medida em que fomos trabalhando esses pesadelos, analisando-os melhor, conseguimos fazer com que a frequência deles diminuísse consideravelmente. Conseguimos trazer mais qualidade para noite de sono dela e fazer com que ela tivesse muito mais qualidade de vida no dia a dia”.
Priscila destaca que essas eram questões que a paciente tinha e não conseguia perceber. Com o auxílio da terapia, com essa análise, ela conseguiu trabalhar mais esse problema e conseguiu-se ter um resultado muito bom no final da terapia. “Todos esses pensamentos, comportamentos que surgem no sonho, podem também ser analisados durante a terapia para que possamos entender um pouquinho mais sobre essa pessoa e juntar tudo isso a esses sonhos, a essa vivência que ela tem durante o dia a dia dela”.
A psicóloga conclui pedindo para que as pessoas prestarem atenção aos seus sonhos, que ter pesadelos com frequência não é normal e dormir mal não é normal. “Se você passa por isso, busque uma terapia, busque uma ajuda para você conseguir trabalhar isso melhor, ter mais qualidade de vida”, finalizou.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



