Terça, 02 de Dezembro de 2025 14:43
75 98160-8722
Feira de Santana Seagri

Secretário fala sobre recuperação de estradas da Zona Rural e entrega de sementes

Pedro Américo explica como está sendo feita a entrega das sementes para os agricultores da zona rural e quais prevenções estão sendo feitas nas estradas para aguentarem o período chuvoso.

26/05/2022 16h17 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Instagram
Foto: Reprodução / Instagram

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Pedro Américo falou sobre a recuperação de estradas da Zona Rural e entrega de sementes no município. Segundo Pedro, no mês passado foi feito um grande mutirão articulado junto com 126 associações cadastradas na Prefeitura Municipal. “Usamos esse cadastro como base e fizemos a distribuição de acordo com o número de associados. Foram entregues 90 toneladas de sementes de milho e de feijão. Atendemos aproximadamente 15 mil agricultores da zona rural. Nesse momento usamos a tradição de fazer a distribuição pelas associações porquê de fato é a estrutura mais organizada que temos do ponto de vista rural”, explicou.

Pedro destaca que são oito distritos do território rural que é imenso e algumas associações estão ainda em processo final de distribuição. “É bom que as pessoas procurem as associações da sua região. Como disse, são 126 distribuídas em todo o município. O que temos discutido inclusive é aproveitar esse espaço para repensarmos esse formato que muito exitoso e deu certo durante muito tempo, mas nós entendemos que a zona rural de Feira de Santana mudou”, disse.

No evento feito no dia 25 de maio, em comemoração ao Dia do Produtor Rural, foi lançado um recadastro das associações. “Percebemos nessa distribuição que tem associações com dificuldades de mobilizar a sua comunidade. Nós vamos fazer um recadastro de associações, incentivar a criação de outras associações nas comunidades que ainda não tem ainda e queremos no próximo ano dialogar e repensar esse modelo de distribuição de sementes”.

Pedro disse que o órgão entende que o agricultor e a agricultura têm o potencial e tem o conhecimento para fazer o seu banco de sementes. “Estamos incentivando que nesse período de colheita, que vai de julho até agosto, que o agricultor possa armazenar, guardar as suas sementes, montar esse banco e articular, junto com as associações, para que a Prefeitura não precise mais comprar a semente para poder distribuir e sim investir em maquinário agrícola, em assistência técnica, em correção do solo. Achamos que esse recurso sendo destinado para a melhoria do solo, a parte da semente ficando construída com o banco de licenciamento das associações, vamos ter um ganho da qualidade do plantio muito maior em Feira de Santana”.

Estradas

O período chuvoso está chegando. Questionado sobre se já existe algum plano para que possa fazer um serviço antecipado nas estradas da zona rural, Pedro Américo disse que há 15 dias foi lançado o mutirão junto com a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) e diversas outras organizações da Prefeitura, no distrito de Maria Quitéria.

“Entendemos que era melhor concentrar os esforços das máquinas fazendo um mutirão em cada distrito porque as estradas elas sempre vão ter problemas. Sempre que você chove, sempre que você tem o trânsito, por mais que você cascalhe a estrada, por mais que você tenha um serviço de alta qualidade, que é o que está acontecendo hoje, as estradas deterioram porque é areia e cascalho”.

Nessa semana o serviço foi suspenso por causa das chuvas que caíram na cidade para não perder o material. “As máquinas estão aguardando a estiagem e assim que ela acontecer nós vamos fazer esse mutirão no distrito de Maria Quitéria. Mas a população tem que é que as estradas sempre terão problemas. O que precisamos ter é a rotina de manutenção delas. A Prefeitura está atenta e agora a Secretaria de Agricultura entrou nesse processo de articulação pra que possamos estar junto com a SOMA buscando as melhores soluções para que a gente atenda melhor a nossa zona rural”, finalizou.

Com informações do repórter Reginaldo Junior 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.