Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, volta a ser realizada em Feira de Santana nesta quinta-feira, 14, a Procissão do Fogaréu. O cortejo sai às 20 horas, da Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara.
Em 2019, em seu último cortejo antes do isolamento social imposto pela pandemia, a Procissão do Fogaréu completava 159 anos em Feira. É uma forte tradição da Santa Casa de Misericórdia e Igreja Católica que ao longo dos anos atrai centenas de fieis.
“É um momento de fé, devoção e de seriedade em respeito ao cortejo de Jesus de Cristo”, observa Risomário Lobo, primeiro procurador da Mesa Administrativa da Santa Casa. A procissão integra o calendário religioso, cultural e histórico de Feira.
O cortejo percorre algumas avenidas da cidade em direção à Catedral Metropolitana de Santana. “É uma tradição da Igreja Católica que reconstrói a busca e a prisão de Jesus por Judas e pelos soldados romanos com tochas acesas que procuravam pelo messias no Horto das Oliveiras”, rememora o cura Paulo Tarso Bispo, da Catedral de Santana.
No passado, somente homens participavam do cortejo. Hoje todos se somam ao evento – “famílias seguem a tradição e contamos com a presença de homens e mulheres de todas as idades”, destaca o cura.
Guerra no Oriente Guerra no Oriente Médio pressiona preço dos combustíveis e já impacta consumidores na Bahia
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (9)
Feira de Santana Milhares de candidatos fazem provas do concurso público para professor em Feira de Santana
Majestades quilombol Majestades quilombolas marcam presença na abertura da Festa de Emancipação da Matinha
Bandas filarmônica Projeto Retreta resgata tradição das bandas filarmônicas e encanta público na Praça da Matriz
Feira de Santana Prefeito Zé Ronaldo recebe fotógrafos lambe-lambe e anuncia reforma de praças em Feira de Santana 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado



