Terça, 02 de Dezembro de 2025 16:07
75 98160-8722
Feira de Santana Novo secretário

Pedro Américo assume Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos

Vereador licenciado fala sobre trabalho de Pablo e diz que pretende dar continuidade a ele.

07/04/2022 12h00 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reginaldo Junior
Foto: Reginaldo Junior

O vereador Pedro Américo está se licenciando da Câmara Municipal de Feira de Santana para assumir a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. A nomeação do vereador foi publicada no Diário Oficial do Munícipio de Feira de Santana nesta quinta-feira (7). Pedro esteve na Casa da Cidadania nesta quinta para se despedir dos colegas e entregar o seu pedido de licença.

Ele ainda agradeceu ao prefeito Colbert Martins pela deferência ao seu nome e por saber do desejo do seu grupo político, liderado pelo ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Pablo Roberto. “Ele sabia que nosso grupo queria que quando Pablo saísse dessa Secretaria nós pudéssemos assumir e dar continuidade ao trabalho e ele honrou isso. Nós temos uma expectativa muito grande porque sabemos das grandes dificuldades que nossa zona rural enfrenta, mas estamos num momento estratégico de distribuição de sementes, em situação de emergência por conta da seca e precisamos ajudar no abastecimento de água potável por carro pipa nos lugares onde não tem água encanada”, disse.

Pedro disse ainda que todos os desafios que existem hoje e os que virão precisam ser tratados. Ele ainda acompanhava de perto os trabalhos da Secretaria por conta da gestão de Pablo. “Precisamos fortalecer o processo de assistência técnica rural para os produtores e também as questões de do solo e de sua fertilização. É uma série de fatores que a gente vai dar continuidade e buscar, claro, do nosso jeito e dando a nossa cara a gestão, contribuir com o trabalho”, disse.

Conforme o vereador licenciado, o grande desafio será fazer com que seja dado continuidade aos projetos na Secretaria de Agricultura e também imprimir ali a sua cara, seu modelo de gestão. Ele ainda disse que a conversa com o prefeito foi uma conversa muito boa. “Conversamos inclusive com o vereador Marco Lima, que é o suplente e vai assumir a vaga na Câmara, e temos o compromisso de fazer com que a gente possa, com água potável, semente para zona rural, assistência técnica e, mais do que isso, com diálogo com todas as outras Secretarias. Não podemos, por exemplo, nos desconectar das escolas da zona rural, com a SOMA que cuida das estradas”, explica.

O objetivo do novo secretário é buscar fazer essa interlocução e fortalecer ainda mais a pasta para que, junto com o prefeito, possa atender a zona rural de forma integral e não de forma isolada como historicamente se tem tido. “Quando eu assumo um cargo, sempre tive a liberdade de construir as ideias. Claro que eu não vou impor as minhas ideias ao prefeito, não vou impor as minhas ideias aos outros secretários, mas quero levar meu modelo de gestão para que possamos dialogar e apresentar as nossas propostas. Eu sou mais do trabalho de campo”, disse. Ele irá ainda dialogar com a Câmara Municipal, que tem a Frente Parlamentar de Agricultura Familiar, e com toda a sociedade.

Existe uma discussão para que se mude a data da Micareta de Feira, que hoje acontece no mês de abril, para setembro, mês que normalmente acontece a Expofeira. Pedro disse que o que não pode acontecer é deixar de ter o evento. “Se vamos mudar a data da Expofeira por conta da mudança da Micareta é um debate que a gente precisa fazer. Agora, Feira de Santana precisa da Expofeira. A gente precisa fazer um debate muito sério. Pablo já começou isso, inclusive organizando Parque de Exposições. Precisamos ver a Expofeira com esse novo olhar que o nosso grupo vinha tratando e isso vai ser importante”, diz.

Ele é a favor que haja o evento esse ano. “O modelo, a forma, nós vamos discutir com os produtores, com a Prefeitura, com quem já participou e quem teve experiência. Pablo não teve a oportunidade de fazer Expofeira no ano passado porque de fato a pandemia não permitia, mas que esse ano permite. Nós vamos lutar pra fazer”, finalizou

Com informações do repórter Reginaldo Junior

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.