A Prefeitura Municipal de Feira de Santana autorizou o aumento de 5% nos vencimentos de todos os servidores municipais a partir do mês de maio. O aumento vale para os funcionários públicos que estão ativos, inativos e também os pensionistas. Conforme a publicação, os vencimentos dos servidores ocupantes de cargos de provimento temporário terão o mesmo percentual. O menor vencimento pago pela Administração Municipal é de R$ 1.212,00.
O decreto considera a Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe o controle de gastos, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos. A correção é uma forma de resguardar os vencimentos dos efeitos inflacionários do valor da moeda em decorrência de seu desgaste no tempo.
O procurador do Município, Carlos Alberto Moura Pinho, afirmou que o prefeito Colbert Martins tomou essa decisão após avaliar, com a equipe econômica e secretários, a situação financeira do governo. “Eles chegaram à conclusão de que essa era a possibilidade do momento. Esse reajuste não se aplica a terceirizados. Existe um limite prudencial fixado na Lei Responsabilidade Fiscal e, por outro lado, tem a questão da repercussão de gastos do próprio FUNDEB. O ano passado gastou-se 86,68% com pessoal”, explicou.
Moura Pinho diz ainda que esse reajuste é maior do que dado pelo Governo do Estado que foi de 4%. “Nós incluímos inclusive os inativos que também terão os mesmos direitos”. O gasto com o Fundeb tem o gasto autorizado de 70% e o município já está com 86,68%. “A possibilidade, nesse momento, no sentido de não impactar tanto a contrapartida do município de pagamento dessa complementação dos gastos com a educação, é essa. Se você aumenta nos gastos do FUNDEB, aumenta também nos 25% que o município tem que tem que gastar”, disse.
O procurador ressaltou ainda que o governo terá uma perspectiva inflacionária prevista, que pode ser grande esse ano, e não se pode chegar a um número maior sob pena de arrebentar inteiramente as finanças e cometer o crime de responsabilidade por infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Guerra no Oriente Guerra no Oriente Médio pressiona preço dos combustíveis e já impacta consumidores na Bahia
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (9)
Feira de Santana Milhares de candidatos fazem provas do concurso público para professor em Feira de Santana
Majestades quilombol Majestades quilombolas marcam presença na abertura da Festa de Emancipação da Matinha
Bandas filarmônica Projeto Retreta resgata tradição das bandas filarmônicas e encanta público na Praça da Matriz
Feira de Santana Prefeito Zé Ronaldo recebe fotógrafos lambe-lambe e anuncia reforma de praças em Feira de Santana 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado



