O empreendedorismo feminino vem se consolidando como uma nova realidade do mercado. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 30 milhões de brasileiras já abriram o seu próprio negócio. Entre essas empreendedoras está Thais Juliany Caldas, proprietária de duas empresas em Feira de Santana. Thaís deixou os seus dois empregos fixos, ela é enfermeira, para empreender. E hoje está ajudando outras mulheres a trilharem essa jornada.
Ela conta que era feliz e realizada como enfermeira. Atuava em sua profissão com muito amor no coração. “Meu esposo já tinha uma clínica de fisioterapia e aí surgiu a oportunidade de colocar uma filial. Por isso fui para mais pertinho, ajudar ele na gestão dessa empresa. E foi quando comecei a me envolver no mundo do empreendedorismo e me encontrar”.
Com o tempo, foi conquistando o seu espaço e aprendendo mais sobre o assunto porque não existia uma formação prévia para fazer a gestão da empresa, que é muito difícil. “Mas eu amo desafios. Também busquei estudar mais, conhecer mais sobre área. A paixão foi assim crescendo e eu precisei sair dos meus dois empregos por conta disso”
Há dois anos, conta Thaís, surgiu a ideia da colocar outra empresa numa área diferente. A área escolhida foi a de limpeza com higienização. Uma área que também tem tudo a ver com a saúde. Ela lida com a higienização de estofados e é ainda uma lavanderia especializada em tapetes. “Não foi fácil, mas foi um processo gradual onde fui conquistando meu espaço e aos poucos entendendo que tinha chegado a hora de abrir mão da Enfermagem para ser mesmo empreendedora”.
Ela lembra que sempre foi uma pessoa que se doou em tudo que fez. E que tentou sempre se superar. Procurou onde podia melhorar, o que podia fazer de diferente para ser melhor. O seu grande desafio inicial era a gestão financeira. Apesar de ser planejadora, controlada e muito organizada financeiramente em seu pessoal, Thais acredita que uma empresa é um mundo totalmente diferente.
“São demandas totalmente diferentes e isso para mim foi um grande desafio. Busquei estudar muito, entender todos os processos porque a o planejamento gestão financeira é algo que faz diferença em qualquer negócio para que ele possa fluir bem, ter uma saúde financeira boa”. Para estar no mercado, a empresária lembra que o negócio precisa estar equilibrado e com suas finanças controladas.
Seu segundo grande desafio é gestão de pessoas. É algo que ela disse ter mergulhado bastante e estudado muito. “Costumo dizer que eu quero pessoas trabalhando conosco felizes. Quero que a empresa de fato seja um ambiente em que elas se sintam bem, se sintam em casa. Nossos funcionários passam mais tempo no trabalho do que dentro da sua própria casa. Fazer com que eles se envolvam na cultura da empresa e trabalhem felizes é imprescindível”.
Na sala de aula...
Thais ainda ensina outras mulheres a buscar a sua independência financeira através do seu próprio negócio. É onde ela disse que os seus olhos brilham e o seu principal desafio atual. Ela tem se dedicado ao mundo do marketing digital. E pensa que as pessoas que crescem, precisam contribuir com o outro também.
“Tenho percebido a diferença que o empreendedorismo tem feito na minha vida como pessoa, como mulher e o tanto que eu tenho me realizado nele. Não que seja ruim a minha atuação como enfermeira, mas não consigo comparar a minha vida, a minha rotina antes com a de hoje. Quando eu vejo tantas pessoas desejando empreender e ficando travadas, tendo medo ou achando que não tem o conhecimento suficiente para viver, me sinto triste”, explica.
Por isso, ela divide o que aprendeu ao longo dos anos com essas mulheres, para que elas possam ter mais tempo pra si e se desenvolvam em um trabalho desafiador. A mulher empreendedora, ressalta a empresária, tem que desafios. E isso faz com que elas sejam obrigadas a não gostar de ficar na zona de conforto. “Quando mergulhamos em algo, mergulhamos. Amamos as novidades do dia a dia. E por isso divido isso com outras mulheres para que de certa forma consiga impactar em sua vida”.
Thais é autora de e-books, cursos online e em breve haverá novidades. “Crescer e contribuir faz parte do meu propósito de vida. Não dá para só eu ser transformada, só eu usufruir disso e não dividir isso com as outras pessoas”, justifica.
Muitas mulheres querem empreender, mas não sabem por onde começar, não sabem em que área seguir, de onde surge essa ideia. Thais diz que essa é uma dúvida muito comum. “Recebo muito essa pergunta em meu Instagram. Do tipo “eu quero empreender, mas eu não sei nem o que fazer”. Costumo dizer que é muito importante que a gente se conheça. Importante que a gente entenda o que que é importante para gente. O que que eu faço, o que eu já faço muito bem, que é um dom, uma habilidade e que faz sentido para mim. E quando a gente se conhece bem em relação a isso, a gente vai entender a facilidade com que a ideia vai surgir, uma demanda que é específica”, explica.
Ela ressalta que tudo tem que estar alinhado com o seu propósito de vida. E é muito importante que se faça uma pesquisa de mercado. “Nos nossos negócios precisamos colocar a nossa essência nele e ele ter a nossa essência também”, ressalta.
Para a mulher que quiser aprender mais com ela, Thais pede que ela a siga no Instagram @ThaisJuliany. Nesse IG ela irá divulgar tudo que estará lançando sobre o seu trabalho de ensinar mulheres a serem empreendedoras. O grande recado que deixa para finalizar a sua fala é que não desistam.
“O pensamento de desistir vai vim em sua cabeça porque os desafios fazem com que a gente pense em desistir. Precisamos ser persistentes e usar os desafios não como barreiras que vão nos impedir de além, mas como obstáculos que vamos superar. Quando superamos os obstáculos, nos tornamos mais fortes, crescemos, amadurecemos e vamos estar cada vez mais preparadas para outros desafios que virão”, conclui.
Com informações da repórter Engledy Braga
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



