Quinta, 13 de Novembro de 2025 11:46
75 98160-8722
Bahia Eleições 2022

PDT pressiona para que ACM Neto chegue a uma definição da majoritária

Após a divulgação da possível data para bater o martelo sobre a chapa da base aliada do governador Rui Costa (PT), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) já vem sofrendo pressão dos próprios aliados para acelerar o processo de debate interno.

18/02/2022 08h40
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após a divulgação da possível data para bater o martelo sobre a chapa da base aliada do governador Rui Costa (PT), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) já vem sofrendo pressão dos próprios aliados para acelerar o processo de debate interno. De acordo com informações obtidas pelo site, o PDT busca uma resolução para a composição, que pode incluir a legenda na majoritária de ACM Neto. A reunião entre ele e Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, prevista para a última quarta-feira (16) foi adiada e ainda não tem nova data.  

Segundo interlocutores ligados ao partido que terá Ciro Gomes como candidato à presidência, a ideia que corre no interior da legenda é obter o palanque na Bahia e agilizar o início da campanha. Ainda sem definições, a campanha de Ciro ficaria comprometida e dificultaria um avanço na divulgação do nome do ex-ministro pelo estado. Ao site, o presidente nacional do PDT Carlos Lupi revelou que "a aliança está indo bem" e que está em contato contínuo com ex-prefeito da capital baiana.  

A confirmação da abertura de palanque por ACM Neto a Ciro Gomes sepultaria a tentativa do grupo liderado pelo governador Rui Costa (PT) em obter novamente o apoio dos pedetistas. Apesar disso, o ex-prefeito de Salvador busca uma liberação de palanque para os presidenciáveis na Bahia. O distanciamento entre PT e PDT ocorreu após o abalo nas relações ante as eleições de 2018.   

Na última quarta (15), Félix esteve com Neto em seu escritório político. Segundo o deputado, "Neto foi convidado para o Encontro Municipal do PDT de Ribeira do Pombal, que acontece em março". Além deles estiveram Zé Grilo, ex-prefeito e presidente da legenda em Pombal, e Nay Grilo, pré-candidata pedetista a deputada federal. 

Cotado para a chapa

O deputado federal Félix Mendonça é um dos cotados para compor a chapa de ACM Neto. O nome do pedetista tem ganhado forte apelo para a compor como vice-governador da Bahia. O ajuste, segundo a avaliação do presidente do União Brasil na Bahia, deputado federal Paulo Azi, pode incluir a possibilidade de uma chapa majoritária composta com deputados federais Félix Mendonça Júnior (PDT) e Marcelo Nilo (PSB), como candidatos a vice-governador e senador, respectivamente seria representativa. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.