Terça, 02 de Dezembro de 2025 19:44
75 98160-8722
Feira de Santana Lançamento

ACM Neto vem ao lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Carlos Geilson

Ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo do Estado falou sobre eleição, seu possível oponente, pesquisas e as fortes chuvas que caem na Bahia.

11/12/2021 17h50
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
ACM Neto vem ao lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Carlos Geilson

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo do Estado, ACM Neto, esteve neste sábado (11) em Feira de Santana para o lançamento da pré-candidatura de deputado estadual Carlos Geilson. No evento e em entrevista coletiva, Neto falou sobre a pauta principal dele, caso consiga a sua eleição. Ele disse que é preciso trazer uma visão diferente para o futuro do estado. “Tenho trazido uma expressão que acho que é a tradução do sentimento dos baianos, o de que a Bahia pode mais. Não vamos desfazer tudo que aconteceu nesses últimos 15 anos, mas quando olhamos para as áreas mais importantes da vida dos baianos não houve melhoras significativas”, disse.

Para Neto, a educação é a pior de qualidade no ensino médio do país. Segurança pública é a campeã nacional e homicídios e violência. Na questão de emprego, a Bahia é uma das campeãs de desemprego do país. “Perdeu peso na economia nacional e PIB na região Nordeste. Temos que virar essa realidade, trazendo uma visão inovadora, moderna e arrojada para o Governo”. O pré-candidato acredita que a experiência que acumulou ao longo de mais de 20 anos de vida pública o credencia para trazer essa mensagem e desejar ser o construtor desse projeto para a Bahia.

Jaques Wagner

Questionado sobre o que achava da opinião do senador Jaques Wagner, de que ele teria lançado cedo demais a sua pré-candidatura porque ainda não está com a chapa definida, ACM Neto afirmou que isso é fato. “Eu já havia dito faríamos o lançamento da minha pré-candidatura e ele foi só o ponto de partida, a largada para darmos início as conversas com os partidos políticos e lideranças do nosso estado”, explicou.

A definição da chapa majoritária, conforme Neto, será o encerramento de um ciclo que começou. Ele confirma que já deu início a algumas conversas e já começou a procurar alguns partidos políticos. “Mas não vou estabelecer prazos. A definição dos nomes de senador e vice será resultado de uma construção ampla feita por todos que desejam estar conosco nesse processo. Não farei escolhas pessoais”. O desejo é que até o final de marco e início de abril a chapa esteja definida.  

Pesquisas

Sobre as pesquisas que foram lançadas, que o colocam na frente dos seus opositores, ele disse que não costuma comentar. “Nem antes e nem durante a eleição. A pesquisa deve ser encarada com respeito, mas nada mais é do que a tradução de um momento político. Hoje, felizmente, todas as pesquisas nos colocam em primeiro lugar e projetam até uma vitória em primeiro turno, mas não vou ficar confortável e acreditando que está tudo ganho. De jeito nenhum. Nossa ordem são os pés no chão, humildade total, porque será uma batalha dura e ainda tem dez meses pela frente”.

Ele só espera que o debate político aconteça com nível, que seja pautado pelas ideias e que respeite a posição de cada cidadão. “A beleza da democracia é que no fim de tudo é o cidadão que escolhe, mas percebo que onde chego cresce no coração das pessoas uma vontade espontânea e verdadeira em torno do nosso projeto”.

Política nacional

O ex-prefeito disse que não tem discutido política nacional, mas tem dito aos baianos que está preparado para governador com qualquer presidente que os baianos escolham para governar o Brasil. “E isso não é promessa vazia. Governei Salvador com dois governadores do PT e três presidentes de partidos distintos, Dilma, Termer e Bolsonaro, e nunca a cidade foi prejudicada por isso. Eu respeito a vontade do eleitor”, falou.

Chuvas fortes na Bahia

ACM Neto se solidarizou com os municípios que sofrem com as fortes chuvas no estado da Bahia. Ele disse que já viveu essa situação em Salvador como prefeito e que por isso sabe o que eles estão passando. “Em 2015 Salvador viveu uma das maiores chuvas de toda a sua história. Naquele momento estivemos ao lado do povo, ao lado das pessoas e viramos o jogo. Dali em diante uma sério de investimentos foi feito para proteger as áreas de maior risco e evitar que as chuvas pudessem trazer tantos danos como no passado já trouxeram”.

Ele deseja que nesse momento o Governo do Estado e o Governo Federal não poupe esforços e não economizem recursos, se fazendo presente fisicamente e com investimentos para a recuperação dos danos causados e dar atenção as pessoas desabrigadas e isoladas. “É preciso investimentos para que outras chuvas não tragam os mesmos danos”, disse.

Neto já ligou para alguns prefeitos da área e se colocou à disposição, já que tem experiência na situação.

Segurança pública

Para o ex-prefeito, antes de tudo, o governador tem que mudar a sua postura. Segundo ele, nos últimos 15 anos, o que se assistiu foram governos onde o governador simplesmente se afastou do problema da segurança pública e delegou essa questão para o secretário, para o comandante da PM. “Precisamos mudar esse comportamento. Se eu for governador, vou chamar essa responsabilidade para mim, vou encarar de perto o problema e me envolver diretamente na estratégia de segurança. Vou equipar as nossas polícias, aumentar o efetivo e dar condições de trabalho aos nossos policiais que estão hoje desvalorizados e desprestigiados pelo governo”.

Neto quer garantir que a polícia esteja nas ruas para trazer a sensação de segurança e enfrentar o bandido porque lugar de bandido é na cadeia e garantir que não haja a impunidade. “Na hora que acontecer isso, os criminosos vão fugir daqui”.

João Roma

O filho do presidente, o senador Flavio Bolsonaro, afirmou na última semana que o ministro da Cidadania, João Roma, derrotará ACM Neto no primeiro turno. Neto disse que responde a essa fala do filho do presidente com humildade. “Nós que somos baianos não vamos nos arvorar para dizer que eu ganhei ou fulano perdeu. Imagine pessoas que são de fora darem uma opinião a respeito do futuro da Bahia. Só peço respeito aos milhões de baianos que estarão escolhendo em outubro do ano que vem o seu governador”.

Neto disse que nunca fez política a partir do que pensa ou faz os meus adversários. “Faço política olhando para frente, mobilizando as melhores energias dos seus aliados e levando a sua mensagem”.

Apoios

Falando sobre uma federação nacional entre os partidos Podemos, União Brasil, MDB e PSDB, o ex-prefeito disse que está conversando não sobre uma federação, mas sobre a possibilidade de uma aliança. “Todos esses partidos desejam apresentar ao brasileiro uma alternativa que quebre essa polarização que existe hoje estabelecida na política nacional e sou altamente favorável ao dialogo entre esses partidos. Até incluindo outros partidos como o Cidadania, PV, PDT, Republicanos e Partido Novo. Ainda tem muita coisa para acontecer na política nacional”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.