
A Pastoral do Povo de Rua realizou uma ação solidária para o Natal. Fernando Mangabeira Ribeiro, representante da Pastoral, explicou que no Centro Social Monsenhor Jessé, todos os anos próximo do Natal, existe o costume de fazer um momento especial com a população em situação de rua e estado de vulnerabilidade social.
“É neste dia, geralmente através das doações, que a gente consegue captar e oferecer um kit especial com panetone, produtos de higiene, máscara, álcool gel, além do almoço o almoço. O almoço em um dia como hoje é diferenciado do restante do ano”. Foram distribuídos em torno de 250 a 300 kits para os moradores de rua.
Ainda conforme Fernando, esse é um momento de celebrar realmente essa população, ofertando a eles um pouco do amor de Deus através desses itens que são simples para maioria das pessoas, mas para que nada tem são muito significativos. Durante o ano, Fernando disse que eles oferecem mais galinha cozida, carne cozida. “O almoço de hoje é com feijão tropeiro e frango assado”, disse.
No final de dezembro, a Pastoral entra em recesso e volta a funcionar em fevereiro ou março. “Mas mesmo em recesso a casa continua aberta com o funcionamento do bazar e com atendimentos pontuais, como por exemplo, uma roupa, algum medicamento ou algo assim mais pontual que eles precisem".
O principal trabalho da pastoral é realmente a distribuição do almoço. “Cuidamos da segurança alimentar deles de março até dezembro. Servimos em torno de 250 a 300 almoços diariamente”.
Com a pandemia, foi desafiador para a pastoral. Fernando disse que da mesma forma que houve desafios, “Deus também mandou providência” através de mãos de muitas pessoas que ele chamou de generosas. E assim eles vão conseguindo manter essa missão que é de Jesus Cristo.
“Com a pandemia, tivemos vários desafios. Até mesmo na questão dos voluntários porque houve uma redução no número de pessoas para trabalhar, visto que a maioria das voluntárias aqui eram senhoras que compunham o grupo de risco. Naquela época ainda não tínhamos a vacina. Agora, com a vacina, algumas delas já voltaram, mas ainda assim é muito pouco para a demanda que temos”, explicou.
O Centro Social é uma pastoral da arquidiocese de Feira de Santana e funciona apenas na Praça da Matriz, centro da cidade. Fernando ressaltou que eles não fazem trabalhos externos. “Nosso centro social já é conhecido pela maioria dos moradores de rua. Eles já sabem onde nos procurar, sabem que aqui eles podem contar com a nossa ajuda e com o nosso apoio”, falou.
Quem quiser ajudar o Centro pode entrar em contato através das redes sociais como o Instagram e o Facebook. Pode falar também pelo WhatsApp através do número (75) 99247-8617.
Com informações do repórter Reginaldo Junior.
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



