
A Pastoral do Povo de Rua realizou uma ação solidária para o Natal. Fernando Mangabeira Ribeiro, representante da Pastoral, explicou que no Centro Social Monsenhor Jessé, todos os anos próximo do Natal, existe o costume de fazer um momento especial com a população em situação de rua e estado de vulnerabilidade social.
“É neste dia, geralmente através das doações, que a gente consegue captar e oferecer um kit especial com panetone, produtos de higiene, máscara, álcool gel, além do almoço o almoço. O almoço em um dia como hoje é diferenciado do restante do ano”. Foram distribuídos em torno de 250 a 300 kits para os moradores de rua.
Ainda conforme Fernando, esse é um momento de celebrar realmente essa população, ofertando a eles um pouco do amor de Deus através desses itens que são simples para maioria das pessoas, mas para que nada tem são muito significativos. Durante o ano, Fernando disse que eles oferecem mais galinha cozida, carne cozida. “O almoço de hoje é com feijão tropeiro e frango assado”, disse.
No final de dezembro, a Pastoral entra em recesso e volta a funcionar em fevereiro ou março. “Mas mesmo em recesso a casa continua aberta com o funcionamento do bazar e com atendimentos pontuais, como por exemplo, uma roupa, algum medicamento ou algo assim mais pontual que eles precisem".
O principal trabalho da pastoral é realmente a distribuição do almoço. “Cuidamos da segurança alimentar deles de março até dezembro. Servimos em torno de 250 a 300 almoços diariamente”.
Com a pandemia, foi desafiador para a pastoral. Fernando disse que da mesma forma que houve desafios, “Deus também mandou providência” através de mãos de muitas pessoas que ele chamou de generosas. E assim eles vão conseguindo manter essa missão que é de Jesus Cristo.
“Com a pandemia, tivemos vários desafios. Até mesmo na questão dos voluntários porque houve uma redução no número de pessoas para trabalhar, visto que a maioria das voluntárias aqui eram senhoras que compunham o grupo de risco. Naquela época ainda não tínhamos a vacina. Agora, com a vacina, algumas delas já voltaram, mas ainda assim é muito pouco para a demanda que temos”, explicou.
O Centro Social é uma pastoral da arquidiocese de Feira de Santana e funciona apenas na Praça da Matriz, centro da cidade. Fernando ressaltou que eles não fazem trabalhos externos. “Nosso centro social já é conhecido pela maioria dos moradores de rua. Eles já sabem onde nos procurar, sabem que aqui eles podem contar com a nossa ajuda e com o nosso apoio”, falou.
Quem quiser ajudar o Centro pode entrar em contato através das redes sociais como o Instagram e o Facebook. Pode falar também pelo WhatsApp através do número (75) 99247-8617.
Com informações do repórter Reginaldo Junior.
Posse Prefeitura empossa novos cuidadores escolares e amplia atendimento à educação inclusiva
Feira de Santana Prefeitura apresenta balanço da saúde municipal de Feira de Santana em 2025
Feira de Santana Eleições 2026: José Ronaldo defende fortalecimento de candidatos de Feira de Santana
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (21)
Investimentos Aeroportos de Feira de Santana e Conde vão receber investimentos federais para infraestrutura
Alerta Alerta de chuvas intensas em Feira de Santana prevê risco de alagamentos e quedas de energia 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas



