O trabalho do Procon de Feira de Santana, principalmente chegando a época de Black Friday e Natal, está acontecendo de forma incisiva. O superintendente do órgão, Maurício Carvalho, disse que está sempre atento as promoções dessas datas comemorativas. “A Black Friday exige por parte do consumidor muita atenção e precaução. Recomendamos que ele não aja por impulso”, disse.
Ainda conforme Maurício, como hoje se tem uma grande quantidade de compras feitas pela internet, é necessário que o consumidor esteja atento a questão da seguridade dos sites e plataformas. “Não pode se deixar ir por ofertas fantasiosas, com preço muito abaixo do mercado, ver se o CNPJ existe e está cadastrado na Receita Federal”, explicou.
O superintendente disse ainda que, quando o site não é seguro, não existe a possibilidade de buscar a garantia do ressarcimento. “É preciso printar as ofertas, guardar os folhetos para poder fazer com que a compra seja boa e segura. E, acima de tudo, fazer pesquisa antes dessas promoções. É muito comum que antes dessas liquidações os estabelecimentos comerciais aumentem o preço para depois diminuir. É uma falsa promoção”, falou.
O Procon tem feito uma comparação com os preços das mercadorias esse ano e fará também no próximo ano. “A Black Friday em Feira de Santana não teve um dia base. Em nossa cidade várias lojas já dispararam a promoção no mês de novembro”.
Sobre os segmentos que vem sendo fiscalizados, Maurício afirmou que eletrodomésticos e celulares são os mais averiguados porque são os mais procurados. “Mas isso não quer dizer que não estamos atentos a outros segmentos. Só que elétrico e eletrônicos são seguramente o mais atrativos. É preciso também que os consumidores façam a sua parte da precaução e materializando a sua compra para quando precisar vir ao Procon e fazer a sua reclamação estar com tudo certo para a garantia do seu direito”.
Denúncias
Notando algo de errado na promoção, o consumidor pode denunciar ao Procon. Com a foto ou o print ele pode denunciar que o órgão entrará em ação, garante Maurício.
“Iremos até o local, fiscalizaremos e lavraremos o auto de constatação, que o consumidor está sendo enganado. Ele precisa observar as especificações do produto, se o que está colocado na prateleira é o que está sendo praticado, se o que está sendo anunciado existe e não está sendo usado apenas como uma isca para que o consumidor vá a loja para comprar outro produto”, explicou.
Matrículas nas escolas e Natal
A partir desta semana, o Procon começará a fazer um trabalho sobre a matrícula nas escolas. É o mês de início das matrículas e o trabalho do órgão é para identificar se existe alguma situação extorsiva ou fora da normalidade. “Vamos notificar todas as escolas para que apresentem ao Procon a documentação para análise”.
Na sequência, na primeira semana de dezembro, Maurício disse que vai começar a monitorar o Natal. “É uma data em que existem milhares de relação de consumo praticadas na compra de presentes pelo dia de confraternização. Toda a nossa equipe irá focar para que o consumidor tenha a garantia de que terá sempre um aliado em relação a sua compra”.
Maurício pediu que os consumidores fiquem tranquilos que terão sempre o seus direitos assegurados. “Comprou e não foi aquilo que estava anunciado, você pode ter a devolução do produto ou do seu dinheiro. Tudo é possível desde quando ele faça a sua parte e materialize a sua compra, principalmente em sua nota fiscal”, finalizou.
Com informações do repórter Reginaldo Lima
Acidente Motociclista fica ferido após colidir com cavalos soltos em Feira de Santana
Acordos Uefs fortalece presença internacional com novos acordos firmados na China
Orquestra Projeto Retreta revive obras feitas por maestros por maestros de Feira de Santana
Caruru Caruru de Santa Bárbara, no Centro de Abastecimento, será nesta quinta-feira
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana 
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 37°
Parcialmente nublado



