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Feira de Santana Promoções

Superintendente do Procon dá dicas para consumidor se prevenir contra fraudes

Maurício Carvalho pede atenção dos consumidores nessas épocas de liquidação.

25/11/2021 11h41 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Izinaldo Barreto
Foto: Izinaldo Barreto

O trabalho do Procon de Feira de Santana, principalmente chegando a época de Black Friday e Natal, está acontecendo de forma incisiva. O superintendente do órgão, Maurício Carvalho, disse que está sempre atento as promoções dessas datas comemorativas. “A Black Friday exige por parte do consumidor muita atenção e precaução. Recomendamos que ele não aja por impulso”, disse.

Ainda conforme Maurício, como hoje se tem uma grande quantidade de compras feitas pela internet, é necessário que o consumidor esteja atento a questão da seguridade dos sites e plataformas. “Não pode se deixar ir por ofertas fantasiosas, com preço muito abaixo do mercado, ver se o CNPJ existe e está cadastrado na Receita Federal”, explicou.

O superintendente disse ainda que, quando o site não é seguro, não existe a possibilidade de buscar a garantia do ressarcimento. “É preciso printar as ofertas, guardar os folhetos para poder fazer com que a compra seja boa e segura. E, acima de tudo, fazer pesquisa antes dessas promoções. É muito comum que antes dessas liquidações os estabelecimentos comerciais aumentem o preço para depois diminuir. É uma falsa promoção”, falou.

O Procon tem feito uma comparação com os preços das mercadorias esse ano e fará também no próximo ano. “A Black Friday em Feira de Santana não teve um dia base. Em nossa cidade várias lojas já dispararam a promoção no mês de novembro”.

Sobre os segmentos que vem sendo fiscalizados, Maurício afirmou que eletrodomésticos e celulares são os mais averiguados porque são os mais procurados. “Mas isso não quer dizer que não estamos atentos a outros segmentos. Só que elétrico e eletrônicos são seguramente o mais atrativos. É preciso também que os consumidores façam a sua parte da precaução e materializando a sua compra para quando precisar vir ao Procon e fazer a sua reclamação estar com tudo certo para a garantia do seu direito”.

Denúncias

Notando algo de errado na promoção, o consumidor pode denunciar ao Procon. Com a foto ou o print ele pode denunciar que o órgão entrará em ação, garante Maurício.

“Iremos até o local, fiscalizaremos e lavraremos o auto de constatação, que o consumidor está sendo enganado. Ele precisa observar as especificações do produto, se o que está colocado na prateleira é o que está sendo praticado, se o que está sendo anunciado existe e não está sendo usado apenas como uma isca para que o consumidor vá a loja para comprar outro produto”, explicou.

Matrículas nas escolas e Natal

A partir desta semana, o Procon começará a fazer um trabalho sobre a matrícula nas escolas. É o mês de início das matrículas e o trabalho do órgão é para identificar se existe alguma situação extorsiva ou fora da normalidade. “Vamos notificar todas as escolas para que apresentem ao Procon a documentação para análise”.

Na sequência, na primeira semana de dezembro, Maurício disse que vai começar a monitorar o Natal. “É uma data em que existem milhares de relação de consumo praticadas na compra de presentes pelo dia de confraternização. Toda a nossa equipe irá focar para que o consumidor tenha a garantia de que terá sempre um aliado em relação a sua compra”.

Maurício pediu que os consumidores fiquem tranquilos que terão sempre o seus direitos assegurados. “Comprou e não foi aquilo que estava anunciado, você pode ter a devolução do produto ou do seu dinheiro. Tudo é possível desde quando ele faça a sua parte e materialize a sua compra, principalmente em sua nota fiscal”, finalizou.

Com informações do repórter Reginaldo Lima

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