Quarta, 31 de Dezembro de 2025 03:20
75 98160-8722
Política Filiação

Dirigentes estaduais do PL anunciam "carta branca" para filiação de Bolsonaro

A informação vem após a reunião da legenda, na tarde desta quarta-feira (17).

18/11/2021 07h53
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução / Twitter
Foto: Reprodução / Twitter

Os dirigentes do Partido Liberal (PL) anunciaram, nesta quarta-feira (17), após a reunião da legenda, que Valdemar Costa Neto tem "carta branca" para negociar a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente tem exigido fidelidade nos estados para fechar um acordo e se filiar. Conforme o jornal O Globo, o assunto dividiu o partido nas últimas semanas, especialmente em estados do Nordeste, em que havia um potencial de alianças com partidos de esquerda em 2022.

O senador Wellington Fagundes (MT) disse que "dificilmente" haverá coligação com adversários, mas que isso só será decidido de fato após Bolsonaro assinar a filiação. "A decisão é que onde o presidente Bolsonaro tiver a necessidade de um apoio do PL de forma direta, ou mesmo que seja uma coligação, de forma indireta, ele terá", afirmou.

"A reunião serviu para conversar sobre todo o Brasil. Todos os estados brasileiros foram analisados e chegamos a um consenso de que o presidente Valdemar tem toda a autorização do partido para conduzir todos os entendimentos com o presidente Bolsonaro. De parte do PL, está tudo harmonizado e queremos receber o presidente Bolsonaro o mais rápido possível, até para que cada um possa organizar as campanhas nos estados", disse.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL convocou os presidentes dos diretórios estaduais para conversar sobre os cenários regionais. As alianças locais com políticos do PSB, PT e outros partidos de esquerda geraram divergências em relação à entrada de Bolsonaro no partido e fizeram com que um evento de filiação previsto para o dia 22 fosse suspenso.

A nova data de filiação ainda não foi decidida, de acordo com o senador Wellington Fagundes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.