Terça, 02 de Dezembro de 2025 21:04
75 98160-8722
Feira de Santana Alerta

Prefeitura alerta que carne deve ser moída na frente do cliente

Infringir a lei pode gerar multa de até oito salários mínimos, podendo perder o alvará de funcionamento

10/11/2021 09h09
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Jorge Magalhães
Foto: Jorge Magalhães

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) iniciou uma operação, na última sexta-feira (5), para orientar os comerciantes dos supermercados e frigoríficos quanto a Lei Municipal 366/2021, que proíbe a venda de carne moída previamente, devendo triturá-la na frente no cliente. Até o momento 31 estabelecimentos foram orientados.

"O objetivo é notificar os comerciantes, dando um prazo de cinco dias para se adequar à nova medida. Após esse prazo, se houver denúncia e comprovado em fiscalizações futuras, e o estabelecimento não tiver se adaptado, poderá sofrer punição", afirma o superintendente do Procon, Maurício Carvalho. 

A multa para a infração é de até quatro salários mínimos. Em casos de reincidência, o valor pode dobrar, podendo inclusive perder o alvará de funcionamento. 

"Vale destacar que a medida não se aplica às carnes moídas industrializadas, desde que vistoriadas pelos órgãos competentes, com os devidos selos de qualidade", destacou.

Ainda segundo Maurício Carvalho, a Lei Municipal traz mais segurança alimentar para o consumidor. "O cliente terá mais segurança. Saberá a origem e o tipo da carne, tendo a certeza se está estragada ou não".

Nesta terça-feira (9), a equipe do Procon compareceu ao frigorífico Friggom's, mas nenhuma irregularidade foi encontrada no local. O estabelecimento, inclusive, já era adepto à prática. 

"Desde sempre a gente trabalha dessa forma, porque é uma medida recomendada pela Vigilância Sanitária. Portanto não vamos sofrer impactos", afirma o gerente do Friggom's, Thalisson Barreto. 

As operações de fiscalização seguem até a próxima semana. Durante as visitas, também estão sendo observadas questões relacionadas ao direito do consumidor, como produtos fora da validade, etiquetas de preço visíveis e entre outras situações.

Frigorífico interditado

Na segunda-feira (08), uma operação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, interditou o frigorífico Santa Bárbara, localizado na rua Garanhuns, 131, Conceição II, por más condições na manipulação de carnes. A ação ocorreu em conjunto com a Secretaria Municipal Agricultura (Seagri) e a Guarda Municipal.

O estabelecimento, que havia sido notificado anteriormente, não se adequou às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária. No frigorífico foram encontradas carnes misturadas a outros alimentos, freezer ao ar livre, local inadequado para desossa, além de carnes do sol e charque sendo manipuladas no chão sem as devidas condições de higiene.

De acordo com o médico veterinário Erivaldo Nogueira essas práticas colocam em risco a saúde do consumidor.

“Chegamos ao local atendendo a denúncia, onde foram constatadas as irregularidades. Realizar a manipulação de alimentos em locais inadequados coloca toda a população em risco. O estabelecimento deve se ajustar, climatizar o local, ter a permissão para fazer determinados procedimentos e manter as condições de higiene favoráveis”, afirma.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.