Sexta, 14 de Novembro de 2025 02:29
75 98160-8722
Bahia Investimentos

Governador Rui Costa e representantes do agronegócio baiano se reúnem com investidores em Abu Dhabi

Produtores de soja, algodão e milho do Oeste baiano participaram da apresentação sobre a capacidade produtiva e a qualidade dos produtos desta região do estado.

27/10/2021 15h31
Por: Karoliny Dias Fonte: SECOM / BA
Governador Rui Costa e representantes do agronegócio baiano se reúnem com investidores em Abu Dhabi

A comitiva baiana foi recebida pelo YAS Holding, o Fundo ADIA, a Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi e o fundo de investimentos Mubadala. Para o vice-presidente da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA), Moíses Schmidt, o dia de trabalho ao lado do governador foi muito positivo. “Mostramos toda a nossa grandeza, nossa tecnologia na agricultura e voltamos com uma aprendizagem ímpar, com uma parceria ainda maior com os Emirados Árabes e levando até o Brasil o potencial que essa região tem em investimento e consumo de nossos produtos”, comemorou Moíses. Também integraram a comitiva o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luis Carlos Bergamaschi, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, David Schmidt.

Sem terras disponíveis para cultivo e com escassez de água em seu território, os Emirados Árabes importam todos os alimentos que consomem. O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi, Abdullah Mohamed Al Mazrui, ressaltou a preocupação do país com a segurança alimentar e o interesse em comprar os produtos da agricultura baiana. “A partir deste primeiro encontro, vamos manter contato com os produtores baianos para negociar. Certamente estabeleceremos boas parcerias comerciais”, disse Mazrui.

A última reunião do dia foi no Fundo Mubadala, que recentemente adquiriu a Refinaria Landulfo Alves, em São Francisco do Conde. Eles buscam ampliar para outras áreas os investimentos no estado, como a distribuição de gás, energia renovável e serviço de saneamento básico.

“Deixamos um portfólio completo da Bahia, com todas as oportunidades na área industrial, de geração de energia e infraestrutura. Esperamos que essa apresentação resulte em novos investimentos, mais geração de empregos, mais renda, maior volume de exportação dos produtos baianos”, falou o governador.

Nesta sexta-feira (28), a comitiva baiana retorna a Dubai, onde tem o último dia de encontros desta missão internacional que começou em Berlim, na Alemanha, e já passou pelo Cazaquistão, República Tcheca e está sendo finalizada nos Emirados Árabes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.