Sexta, 14 de Novembro de 2025 02:24
75 98160-8722
Bahia São Félix

Prefeito de São Félix fala sobre aniversario de emancipação política da cidade e eleições 2022

Alex Sandro, em entrevista, abordou a programação de aniversário, saúde, COVID-19 e política.

23/10/2021 08h39
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Prefeito de São Félix fala sobre aniversario de emancipação política da cidade e eleições 2022

 

O prefeito da cidade de São Feliz, Alex Sandro Aleluia de Brito, mais conhecido como Alex Aleluia, falou sobre o aniversário de emancipação política da cidade que acontecerá na próxima segunda-feira (25). Segundo o prefeito, a cidade completa 131 anos e as festividades serão realizadas dentro do novo momento em que o mundo vive, que é a pandemia. “Não teremos sessão solene. Houve um entendimento entre o Executivo e Legislativo para isso. Em meu entendimento o momento ainda não permite, apesar de haver pessoas que acham que a pandemia já acabou”, afirmou.

Segundo o prefeito, sempre nos aniversários da cidade muita gente participa e o espaço da Câmara de Vereadores fica pequeno para o ato. “Sempre acaba em aglomeração. Por esses cuidados achamos melhor não fazer a sessão. Creio que no ano que poderemos fazer uma belíssima sessão”.

Ficam programados então para as comemorações, ainda conforme o prefeito, a alvorada às 6h, o hasteamento das bandeiras dos pavilhões nacional na Prefeitura. “Depois disso, às 9h, iremos ao bairro do 135 para fazer uma inauguração do novo posto de saúde Dona Vivi do bairro seguindo os padrões do Ministério da Saúde. Esse é o quarto posto nesses moldes. Antes tínhamos espaços adaptados”, disse.

O novo prédio do posto é amplo, com iluminação natural, ventilado e a unidade tem todos os consultórios climatizados. “Temos a parte de enfermagem, consultório médico, dentista, nutricionista, psicólogo, um auditório para receber reuniões, salas de nebulização, de observação, de triagem, de vacinação. Todos esses serviços estarão concentrados nessa unidade”, completou.

A inauguração contará com a participação do Ministro da Cidadania, João Roma.

Procura de médicos

Questionado sobre se existem médicos dispostos a trabalhar, o prefeito afirmou que está com as equipes completas, mas não escondeu a dificuldade. “Existe sim uma grande dificuldade. Corremos o tempo inteiro atrás de médicos. Às vezes fazemos parceria com a Santa Casa que traz médicos e aí já contratamos ele para o município. Isso facilita um pouco”, falou.

Ainda conforme o prefeito, os salários que os médicos pedem para trabalhar são sempre maiores que o seu como prefeito. “Por lei não pode. Ainda tem esse dificultador. Normalmente os médicos pedem salários maiores e tentamos mostrar essa realidade fazendo algumas compensações para poder conseguir ter o profissional atuando”.

Saúde na zona rural

Questionado sobre se a comunidade rural é bem atendida em saúde, o prefeito disse que a cidade tem uma cobertura de 100% em termos de atendimento em postos de saúde. Isso há alguns anos. “Tanto que nossa cidade não cabe mais nenhum novo posto de saúde. Esse que estamos fazendo e fechando velho. Nós estamos substituindo o antigo”, disse.

O deslocamento que acontece, segundo o prefeito, é para fazer exames. “Eles precisam vim a Santa Casa e não pode ser feito no posto de saúde. O atendimento que tem que ser feito no posto, toda a comunidade, tanto da zona rural quanto da zona urbana, tem”, explica.

Sede do antigo posto

Paralelamente, ainda conforme o prefeito, será inaugurado o calçamento da Rua Nova Brasília, que é no mesmo local em que foi construído o posto. “Além disso, estamos passando simbolicamente o prédio antigo do posto para que a associação do bairro e a comunidade possam utilizar aquele espaço. Faremos a reforma e as adequações que eles nos pediram e aí sim fazer a cessão dada na Câmara”, explicou.

COVID-19

O prefeito Alex destacou que a cidade está com casos zerados até a última quinta-feira (21). Para o centro de COVID-19, ainda conforme o prefeito, o Governo Federal não enviará mais recursos. “Por estar zerado, não temos demanda. Os funcionários estão apenas cumprindo horário. Vamos reduzir despesas fechando o centro, porém os atendimentos continuam nas unidades. Por um lado uma notícia boa, mas infelizmente teremos que demitir funcionários desse serviço”, disse.

Eleições 2022

Questionado sobre se já tem decisões para as eleições do próximo ano, Alex Sandro (DEM) afirmou que ainda não tem nenhuma definição. “É João Roma, deputado federal que está como ministro, que dá suporte a nossa cidade. Ainda não é definição sobre qual cargo ele concorrerá. Temos que aguardar o desenrolar. Se ele for candidato, é ele. Se não aguardaremos para ver quem ele indicará ou não, se concordamos ou não”.

Para deputado estadual, Alex disse que tem vários amigos e colaboradores que são dedicados ao município que querem o nosso apoio. “É difícil decidir dentre todos os amigos pelo compromisso e atenção que eles têm conosco. Ano que vem decidiremos”.

Para governador, o prefeito disse que apoiará ACM Neto. “Porque ele é do partido que eu estou”, ressaltou o prefeito. O questionamento veio porque o deputado federal João Roma tem se colocado como candidato ao Governo do Estado. “João Roma sabe que, se candidato ao Governo do Estado, não o apoiarei. Temos dialogado bastante e eles mesmos têm esse entendimento de eu não poder acompanhar outro candidato que não fosse do meu partido”.

Relação com o governador

Perguntado sobre a relação da Prefeitura de São Félix e Governo do Estado, o prefeito Alex afirmou que nunca teve ligação com o governador Rui Costa e também nunca houve nenhum tipo de problema. “Procuramos respeitar a decisão de cada um. Entendo e vejo que ele é um bom governador. Essa é a minha opinião. Não é porque estou do outro lado que falarei mal. Tenho queixas porque não é perfeito”, disse.

Para o prefeito, os governos têm que se unir para beneficiar o povo independente de bandeira partidária. “Mas ele precisa ajudar mais São Félix. Olhar mais para a nossa cidade, ser mais parceiro. Se precisar de minha ajuda, vou ajudar”.

Sucessão na Prefeitura

Alex Sandro é prefeito reeleito da cidade. Questionado sobre se já está preparando um novo nome para lhe suceder, ele disse que não tem preferências. “Contanto que seja do grupo para mim está bom. Quem vai dizer quem é nosso candidato é o povo. Na hora certa colocaremos os nomes e é o povo que vai escolher”, afirmou.

O prefeito salientou ainda que todos que querem lhe suceder devem trabalhar e se destacar. “A minha preocupação agora é fazer gestão. Eles é que tem que fazer política. Entendo que temos que sempre renovar e dentro do nosso grupo temos muitos nomes capacitados para isso”.

Reforma do estádio municipal

Com uma emenda do deputado federal licenciado João Roma, o Estádio Municipal Dr. Arlindo Rodrigues da cidade será reformado. “Já licitamos e estamos fazendo as medições. O início da obra poderá acontecer no final de novembro/início de dezembro”.

O prefeito está licitando ainda a reforma da praça do fórum da cidade e os passeios do Varre Estrada, onde houver espaço, será feito para que as pessoas possam transitar com segurança. Ele quer fazer também o calçamento da ladeira Milagre. “Estamos discutindo com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como faremos essas reformas”.

Pedido de reintegração de posse pela FCA

A Ferrovia Centro Atlântica S.A quer reintegração de posse e a retirado de moradores de uma área próxima a linha do trem. Para o prefeito Alex Sandro, a empresa “está procurando palhaçada”. “Se for do jeito que eles querem teremos que mexer em toda a cidade. É ela que tem que sair do centro da nossa cidade. Não adianta que não deixaremos isso acontecer. São Félix tem governo, já coloquei os advogados da Prefeitura a disposição dos moradores e vamos defendê-los”.

O prefeito já teve uma reunião com a comissão de vereadores, já esteve na comunidade para acalmá-los, principalmente os idosos, e reafirmou que ninguém terá custos com a questão jurídica. “Faremos a defesa de todos que precisarem. Hoje eles questionam 26 casas. Eles alegam que a área delas pertencem a eles. Ele deveriam fazer era o anel de contorno que deveria ter sido feito, eles gastaram o dinheiro e não fizeram nada”, afirmou.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.